Governo inaugura Central de Rede de Frio e Laboratório de Entomologia em Timon

0
Secretário Carlos Lula, prefeito Luciano Leitoa e demais autoridades durante inauguração da Central de Rede de Frios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou, nesta quinta-feira (30), a Central Regional de Rede de Frio e o Laboratório de Entomologia em Timon. Abrigadas na Unidade Regional de Saúde (URS) de Timon, as estruturas reforçam as ações da política estadual de atenção básica e vigilância à saúde, ampliando o armazenamento, conservação e transporte de imunobiológicos (como vacinas). O Laboratório de Entomologia fortalece a coleta e estudo de insetos de importância médica, evitando o agravamento de doenças transmitidas por vetores como o Aedes aegypti.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, destacou a importância das ações para a reestruturação da rede estadual de saúde. “Com muita alegria, estamos inaugurando essas estruturas que darão mais agilidade ao atendimento da população. Com investimentos desse tipo, estamos avançando na área da saúde em todo o Maranhão”, ressaltou.

Utilizada pelo Programa de Imunização (federal, estadual e municipal), a Rede de Frio é o processo que vai do armazenamento ao transporte de imunobiológicos. O objetivo é garantir imunidade aos produtos, que se deterioram após determinado tempo, sobretudo quando expostos às variações de temperatura incompatíveis com a sua conservação.

Estrutura

A nova Central Regional de Rede de Frio de Timon possui duas câmaras refrigeradas de 1.560 litros, um carro vertical para transporte de material, entre outros equipamentos utilizados para garantir a qualidade dos imunobiológicos. Com isso, a área de armazenagem e distribuição possui sala de equipamentos de refrigeração, sala de preparo, área de recebimento, inspeção e distribuição de imunobiológicos e insumos. A Central dispõe, na sua estrutura, de sala de apoio administrativo, auditório, sala para o gerador de emergência e sanitários.

Já o Laboratório de entomologia é responsável por colher amostras de mosquitos de relevância médica, com ações voltadas para o combate e o controle de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus, doença de chagas, malária, leishmaniose, dentre outras.

A gestora da Unidade Regional de Saúde de Timon, Maria das Graças Rodrigues, destacou que as ações beneficiam toda a população alcançada pela regional. “Tenho orgulho de fazer parte desse governo da mudança. Ao inaugurarmos a Rede de Frio e o Laboratório de Entomologia, ganhamos maior independência para realização de nossas ações, especialmente no que se refere ao controle de endemias e alcance das metas de vacinação”, afirmou a gestora.

Durante a agenda em Timon, o secretário Carlos Lula visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as instalações do Hospital Alarico Nunes Pacheco, que se encontra em reforma. Com consultórios de pediatria e de clínica médica, salas de inalação, eletrocardiograma e Raio X, a UPA realiza cerca de 400 atendimentos por dia. “Vamos trabalhar para a conclusão do hospital, o que contribuirá para desafogar a UPA, que realiza quase o dobro da sua capacidade de atendimento diariamente”, afirmou Carlos Lula.

Além do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, acompanharam a entrega e as visitas o secretário adjunto da SES, Marcelo Rosa; os deputados federais Rubens Pereira Júnior e José Reinaldo Tavares; o deputado estadual Rafael Leitoa; o secretário municipal de saúde, Márcio Sá; e representantes do poder legislativo municipal.

Parcerias

Durante a agenda em Timon, o secretário acompanhou, também, a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fábio Luis Silva Gomes, no bairro Parque União. Com investimento de mais de R$ 475 mil, a UBS atenderá 1.578 famílias. Os serviços serão voltados para atenção integral à saúde da criança, da mulher e do adulto com controle de doenças, ações de saúde bucal e vacinação em geral.

“Estruturando a rede de saúde do município, estamos fazendo a nossa parte, contribuindo com o Estado e trabalhando para encontrar caminhos para diminuir o sofrimento da população. A saúde é um problema no nosso país, mas com um trabalho conjunto, estamos avançando em meio à crise. Agradeço a parceria do governador Flávio Dino e do secretário de Saúde, Carlos Lula, que demonstram serem conhecedores da nossa realidade e das nossas necessidades. A saúde do Maranhão está em boas mãos”, destacou o prefeito Luciano Leitoa.

O secretário Carlos Lula ressaltou a parceria realizada pelo Governo do Estado com os municípios para beneficiar os maranhenses. “Essa entrega foi possível com o aporte do Governo do Estado, que garantirá recursos para custeio da unidade. A ajuda que estamos dando é reflexo da nossa preocupação com os índices de saúde do estado e da nossa proposta de requalificar toda a rede de atenção materno-infantil. Temos em Timon uma administração parceira que realiza a sua parte”, frisou o secretário. Fonte: SES


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!