Mais de 800 pessoas foram beneficiadas com próteses auditivas em Timon

0

Milhões de pessoas no país não conseguem ouvir bem, devido à perda total ou parcial da audição. Mas esse número pode ser menor com a inclusão dessas pessoas em programas como o Saúde Auditiva, de autoria do Governo Federal e que em Timon é realizado pela  Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Caxias e Lyons Clube de Timon.

Funcionando no município desde outubro de 2013, o programa já beneficiou mais de 800 pessoas e na manhã desta quarta-feira (08/06), mais 30 pacientes timonenses receberam as próteses que contribuirá com a reintegração dos mesmos na sociedade, melhorando sua autoestima.


“Esse trabalho é bastante importante uma vez que a audição, assim como a visão, é um dos sentidos do corpo humana essencial, quem já teve problemas com sua audição sabe o quanto é ruim, e você imagina uma criança de um ano que tá aprendendo a falar e depois terá que aprender a ler e escrever, mas que não consegue ouvir perfeitamente e a família não tem como adquirir um aparelho desse que custa em torno de R$ 6 mil, então é bastante complicado, principalmente para quem não tem uma renda. E nós realizamos esse projeto com muita satisfação, até porque não é favor nosso, mas obrigação. Enquanto gestor do município devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, falou o prefeito de Timon, Luciano Leitoa.

Na Saúde Auditiva, os pacientes de Timon fazem a consulta no Lyons Clube, caso seja detectada a existência de perda parcial ou total da audição, ele será inscrito para receber a prótese. O aparelho é digital, regulado pelo computador, de avançada tecnologia. Caso a deficiência seja bilateral, o paciente recebe dois aparelhos. A partir daí, o paciente recebe todo acompanhamento médico, bem como a manutenção das próteses e o auxílio no processo de adaptação.

Em discurso, o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, destacou que o objetivo do programa é atender ao maior número de pacientes possíveis com aparelhos auditivos. “Estamos aqui mais uma vez fazendo essa entrega, esse papel social que é muito importante e levando algo de bom a essas pessoas que possuem esta necessidade. Nosso propósito é para alcançar o maior número possível de pessoas com esse problema. É um trabalho  importante que a prefeitura vem desenvolvendo, mesmo diante das dificuldades. Podemos citar, por exemplo, uma lista de várias ações realizadas, na área de saúde, por esta gestão que não deixou a crise impedir de fazer aquilo que é melhor para a nossa população” pontuou o gestor, que ao final de sua fala enumerou as diversas ações em saúde realizadas no município.


Olavia Emanuele, mãe do bebê Antônio Carlos, beneficiado com a prótese, relatou que o aparelho vai contribuir com o desenvolvimento da criança. “Agora vai mudar tudo, pois com esse aparelho meu filho vai ter uma melhor aprendizagem e se desenvolver de forma saudável. Estou muito feliz”, disse empolgada a jovem mãe.

Para participar do programa é preciso ter em mãos um encaminhamento emitido por um profissional da área, que pode ser adquirido em um posto de saúde do município. Após isso, basta agendar a consulta. Fonte: Ascom/Sems


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!