Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

Maranhão apresenta uma das piores notas no Ranking da Competitividade

Ademar Sousa setembro 21, 2016

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Maranhão apresenta uma das piores notas no Ranking da Competitividade

Maranhão apresenta uma das piores notas no Ranking da Competitividade

setembro 21, 2016
0
Estado ocupa a 23ª posição entre os 27 estados brasileiros. A ferramenta analisa a capacidade competitiva dos estados tomando como base 10 indicadores específicos.

O Maranhão é um dos estados brasileiros com um dos mais baixos desempenhos no Ranking de Gestão e Competitividade. Conforme mostra a edição 2016 do estudo, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado ocupa a 23ª posição entre as 27 unidades federativas.

O ranking é um levantamento feito pelo CLP que contou com a pesquisa técnica da Tendências Consultoria e da Economist Intelligence Unit. A ferramenta analisa a capacidade competitiva dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Na edição 2016, são 65 indicadores de abrangência nacional separados em 10 pilares que servem para balizar os gestores públicos de cada estado para alcançarem a excelência na gestão.

Resultados – Os indicadores utilizados pelo estudo são: segurança pública; infraestrutura; sustentabilidade social; solidez fiscal; educação; capital humano; potencial de mercado; sustentabilidade ambiental; eficiência da máquina pública; e inovação.

Ocupando a 23ª posição do ranking, o Maranhão obteve como nota geral 34,3 (entre 0 e 100). Analisado apenas o quesito Sustentabilidade Ambiental, o estado ficou na 27ª lugar, com nota 0. Colaboraram para essa nota a falta de destinação do lixo, a precariedade dos serviços dos serviços urbanos (como limpeza pública) e o tratamento de esgoto, que também deixa a desejar no estado.

Outro quesito em que o Maranhão também ficou em último lugar foi o de Sustentabilidade Social. Nesse caso, os itens com piores avaliações foram a inadequação de moradia; o Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH); o número de famílias abaixo da linha de pobreza; e a informalidade no mercado de trabalho. Itens como acesso a saneamento básico também contribuíram para que o estado ficasse em último lugar no quesito.

Outro quesito com avaliação negativa é o de Capital Humano, cuja nota do estado foi 30,3, ficando no 21º lugar. Dentro desse quesito, o item com pior avaliação foi a População Economicamente ativa com curso superior, que deixou o Maranhão em último lugar. Na Produtividade do trabalho, a situação do estado também não é das melhores. Com nota 1,3 para se ter uma ideia, a média do Brasil é 20,7 ­, o estado ficou em 26º lugar entre as 27 unidades da federação.

Geral - O estado de São Paulo ficou na primeira posição no Ranking de Competitividade dos Estados em 2016. Com 88,9 pontos, o estado ficou à frente do ranking, com as melhores notas nos quesitos como Infraestrutura, Educação, Inovação e Potencial de Mercado. Já no pilar de solidez fiscal, São Paulo teve sua pior colocação, em 15º. O primeiro colocado nesse quesito foi Roraima, seguido pelo Pará e Mato Grosso do Sul.

No ranking geral, o estado de São Paulo foi seguido por Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, que também ocuparam as mesmas posições no ranking no ano passado. Em quinto lugar, ficou o Mato Grosso do Sul, que avançou quatro posições no levantamento.

Nas últimas colocações ficaram Acre (25º), Sergipe (26º) e Alagoas (27º). Os estados que mais avançaram no ranking geral em relação ao ano anterior foram Amapá (da 25ª para a 16ª posição), Roraima (da 16ª para a 11ª) e Rio Grande do Norte (da 23ª para a 18ª posição). Pernambuco

Mais

A proposta dos organizadores do estudo é proporcionar uma ferramenta para a administração pública, permitindo ao gestor público avaliar as necessidades e definir prioridades para o seu estado. (O Estado)
  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato