Marcio Sá participa de encontro que discutiu o fortalecimento do SAMU no Maranhão

0
  Secretário Municipal de Saúde de Timon, Márcio Sá (ao microfone)

O secretário de saúde, Marcio Sá, participou nesta última quarta (08), na cidade de São Luís, de encontro promovido pela Coordenação Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do Maranhão.

Durante reunião foram discutidos pontos que visam o fortalecimento do Serviço Móvel de Urgência - SAMU em todas as regiões do estado do Maranhão. Na pauta estiveram: a Resolução CIB/2016 que regulamenta os repasses da contrapartida Estadual para os fundos Municipais de Saúde; a situação da frota de ambulâncias, regulação e intervenção; a qualificação e restruturação das Centrais e Bases; diagnóstico atual das Centrais e Bases descentralizadas, apresentado pelos seus respectivos Secretários e/ou Coordenadores; entre outros temas.

“O SAMUdo Maranhão, que engloba o município de Timon, atravessa diversos problemas em relação a renovação de frotas das ambulâncias. Recentemente o Ministério da Saúde liberou 340 unidades para 19 estados, sendo que para o Maranhão vieram apenas 06. Nossas demandas aumentam a cada dia e as nossas estruturas dos veículos já estão sem condições de uso, por isso, neste encontro, representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão - COSEMS, tratamos desse tema, discutindo pontos críticos que vem comprometendo esse serviço de urgência e emergência em nosso estado”, explicou Marcio Sá.

Ainda de acordo com o gestor, ficou agendado para a próxima terça-feira (14) uma reunião no Ministério da Saúde, com as presenças do Secretário de Estado de Saúde Carlos Lula; do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema; Cosems; alguns prefeitos Maranhenses e a bancada dos Deputados Federais, para debater sobre a situação do SAMU no estado, bem como a per capita da Saúde no Maranhão. 


TIMON: Saúde faz parceria para campanha de doação de sangue

Autoridades do setor de saúde reunidas em Timon


A Secretaria Municipal de Saúde de Timon, aliada à Regional de Saúde do município e ao Hospital Regional Alarico Pacheco, faz parceria com o Hemomar de Caxias, para realizar no próximo dia 21 deste mês uma campanha de doação de sangue.

A ação foi discutida em reunião com os parceiros da ação. “Estivemos reunidos para discutir e planejar esta ação tão importante. Vamos envolver todos os municípios da região nesse evento que visa salvar vidas”, disse o secretário de Saúde de Timon, Marcio Sá.

Para doar é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50kg, levar documento oficial com foto para cadastro, ter dormido pelo menos 6h na noite anterior a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar nem fumar. Para doadores menores de 18 anos é preciso ir acompanhado do responsável para assinar a autorização. Fonte: Ascom/Sems 















Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!