TIMON: Povoado Jardim Aurora recebe equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses

0

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) esteve no último fim de semana no povoado aurora, onde realizou a vacinação intensificada de cães e gatos contra.

A equipes de profissionais da UVZ vêm percorrendo diversos povoados da zona rural de Timon com o propósito de aplicar a vacina de dose única nos animais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Timon, a administração de vacinas na zona rural ocorre de forma diferenciada. “Enquanto na zona urbana as pessoas, geralmente, levam o animal até a unidade específica, na área rural é preciso fazer o deslocamento das equipes para que as mesmas façam a visitação das residências imunizando os animais", relatou o titular da pasta.

A doença

A raiva é transmitida aos animais domésticos através da mordedura de outro animal contaminado. O contágio se dá pela saliva, que transmite o vírus da raiva. Ao morder o ser humano ou nossos animais de estimação, o vírus é inoculado rapidamente, ocorrendo dessa forma o contágio.

O período de incubação nos animais é, em geral, de 15 dias a dois meses. Eles apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após um a três dias, ficam acentuados os sintomas de agressividade e a salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição. Fonte: Ascom/Sems 
























Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!