Glaucoma: mutirão estará em Timon dia 03 de novembro próximo

0

Está programado para o próximo dia 03 de novembro mais uma edição do mutirão de oftalmologia para diagnóstico e tratamento do Glaucoma que chega à cidade de Timon, por meio de uma parceria entre Prefeitura, Regional de Saúde de Timon e Governo do Estado.

Os interessados em participar da mobilização devem comparecer à Unidade Básica de Saúde do Parque Piauí I - Rua 05, munidos da xerox da identidade e do cartão do SUS. A atividade será realizada no horário de 8h às 12h.

“O mutirão é um projeto do Governo do Estado e em Timon é realizado em parceria com a Prefeitura e Regional de Saúde. Essa ação mais uma vez contempla nossa população, com o trabalho preventivo, onde é possível evitar que alguém chegue à cegueira”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

Durante os mutirões, as pessoas que forem diagnosticadas como portadores da doença irão receber tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses.

“Esses colírios são medicamentos bastante caros, mas graças a esse projeto do Estado, os pacientes diagnosticados recebem o tratamento de forma gratuita, passando por uma nova avaliação após três meses”, informou a diretora da Regional de Saúde, Graça Rodrigues.

A doença

O Glaucoma é resultado do aumento da pressão do líquido que preenche o olho, conhecida como “pressão intraocular”. A pressão elevada tende a destruir gradativamente as células do nervo óptico, comprometendo a visão. É uma doença ocular séria e progressiva que, se não for tratada, pode causar cegueira. Segundo os especialistas, representa um dos problemas mais significativos da saúde pública e afeta com maior frequência pessoas acima de 40 anos, sendo mais comum nas mulheres.

Sintomas

A doença raramente apresenta sintomas. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, sem que a pessoa perceba. Nos casos mais graves, a pessoa perde a visão periférica e tem a impressão de olhar o mundo através de um cilindro. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira é só é feito através do exame oftalmológico. Fonte: Ascom/Sems 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!