Os números resultam da soma dos
negócios efetivados durante o evento e dos recursos injetados diretamente na
economia local
Somente na Rodada de Negócios, a organização contabilizou R$ 400 mil em negociações futuras já sinalizadas |
Com vocação para o comércio, a
cidade de Timon recebeu de 22 a 25 de novembro, no Centro de Convenções
Maranhense, a nona edição da Feira do Empreendedor, com inúmeras oportunidades
de negócio e fomento ao empreendedorismo resultou em 1.200 capacitações nas 48
atividades de conhecimento ofertadas. Em consequência do evento, R$ 500 mil
foram movimentados no município, sendo mais de R$ 100 mil injetados diretamente
na economia local e R$ 400 mil em negociações fechadas na Rodada de Negócios.
Com participação de cinco
empresas âncoras e 18 ofertantes do segmento de alimentos e bebidas –
integrantes do Programa Comércio Brasil, executado no estado pelo Sebrae, a
Rodada de Negócios foi uma das atividades ofertadas na Feira do Empreendedor em
Timon. “As empresas participantes foram de médio e grande porte com atuação
local, regional e nacional que já atendem fornecedores e clientes do Maranhão,
o que ajudou a potencializar o volume de negócios e a abertura de novos
mercados, mostrando o potencial da região e identificando oportunidades que
incrementam a economia regional”, destacou o coordenador de Soluções
Empresariais do Sebrae e coordenador da nona edição da Feira do Empreendedor,
Mauro Borralho.
Jorge Fortes, proprietário da
cachaça Capotira, participou da Rodada de Negócios e destacou que a estratégia
favorece quem deseja ampliar a sua participação no mercado. “A ação aproximou
os fornecedores, fabricantes e distribuidores de uma forma mais
institucionalizada e isso foi bastante positivo para que mais portas se abrissem
e pudéssemos realizar mais negócios”, reforçou o empresário.
A empresária Clênia Amâncio (Grupo Narcle e NNova Cosméticos) destaca que o evento foi bastante positivo, resultando em muitos negócios com empresas de diferentes localidades do estado |
No espaço de expositores, os negócios também foram favoráveis. A empresária de Caxias, Clênia Amâncio, distribuidora de joias e semijoias pelo Grupo Narcle, fez o pré-lançamento de uma marca no segmento de beleza, NNova Cosméticos. “Para mim, a Feira foi um sucesso, porque fechei vários negócios, inclusive com empresas da capital São Luís e realizei cadastro de revendedores de vários municípios do Maranhão, tanto para a minha empresa de joias e semijoias quanto para a de cosméticos”, revelou a empreendedora que atua nos mercados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceará.
Economia local
Além dos ganhos com contratação
de mão de obra local, de maneira temporária nas fases de montagem e desmontagem
da estrutura, a Feira contabilizou contratações de equipes de limpeza,
segurança, fornecimento de lanches e outros serviços especializados na área de
Comunicação. O evento contribuiu, ainda, com o aquecimento do turismo de
negócios no município de Timon, com a participação de caravanas de
empreendedores de outras cidades e da própria Região dos Cocais.
Do município de Presidente Dutra,
por exemplo, foram para o evento 11 empresários determinados a realizar
negócios e participar das capacitações ofertadas. “Os empresários aproveitam a
estadia para fazerem pesquisas de preço com o propósito de abastecer seus
empreendimentos com compras do comércio local”, indicou o gerente regional do
Sebrae em Presidente Dutra, José Noleto Oliveira.
“Somente na rede hoteleira foram
R$ 67.200 em diárias nos três principais hotéis de Timon, que concentram 120
leitos e uma média de R$ 70,00 a diária.
Somam-se a essa conta, também, o que foi movimentado no segmento de
alimentação, transporte e postos de combustíveis, resultando em mais de R$ 100
mil, dinheiro que foi injetado diretamente na economia de Timon, marcando
novamente outra característica das nossas Feiras do Empreendedor: a de
favorecer a economia das localidades que sediam o evento”, explanou o diretor
superintendente do Sebrae estadual, João Martins.
Atendimento e conhecimento
Durante a Feira do Empreendedor,
o Sebrae ofereceu serviços de orientação empresarial para a obtenção de crédito
e microcrédito e 48 atividades de conhecimento que resultaram em mais de 1.200
atendimentos e capacitações.
“Estivemos em Timon com o nosso
corpo técnico e de consultores à disposição do público interessado em
informação, conhecimento e ideias de negócios para serem colocadas em prática.
Destaco que o Sebrae vem cumprido a sua missão de apoiar os pequenos negócios
maranhenses, oferecendo orientação e todo o seu portfólio de soluções
empresariais, projetos e programas que irão conduzir ao sucesso quem deseja
empreender ou quem já é empresário”, apontou o diretor técnico da instituição,
José Morais.
Na Trilha de Atendimento
Especializado, os visitantes tiraram dúvidas e encontraram soluções para
abertura, crescimento e fortalecimento de seus negócios, com orientações sobre
Administração, Finanças, Setor Jurídico, Gestão de Negócios e Marketing. O
Acesso a Serviços Financeiros também foi tratado nos guichês de atendimento da
Feira – tema para o qual o Sebrae reuniu várias instituições financeiras que
trabalham com crédito e microcrédito voltado aos pequenos negócios e de quem os
interessados puderam obter informações e dicas para uma educação financeira
mais enxuta e saudável para a sua empresa.
A Feira do Empreendedor em Timon
foi promovida pelo Sebrae, por meio de sua Unidade Regional em Caxias e Núcleo
de Atendimento Empresarial no município, com correalização da Prefeitura
Municipal e do Grupo Franly; patrocínio de Águas de Timon, Senac, Banco do
Brasil e Sicoob e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão
(Fiema), Sistema Faema/Senar e Governo do Estado, por meio da Secretaria da
Ciência, Tecnologia e Inovação. Fonte: Sebrae/Caxias
0 Comentários