TIMON: Secretaria Saúde acolhe novos estagiários

0

Na manhã desta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS) recepcionou os novos estagiários do curso de Psicologia da Faculdade Santo agostinho, que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos CAPS Adulto, Infantil e Álcool e Drogas. No total, serão 12 UBS e os três CAPS.

De acordo com a assistente social do setor de Planejamento em Saúde e responsável pelos estágios curriculares, Violêta Nolêto, o período do estágio por meio da Extensão em Psicologia Comunitária será um momento de troca e aprendizagem. “Os alunos poderão identificar as expressões da questão social presentes nos diferentes espaços ocupacionais, para posterior intervenção na realidade da comunidade, no sentido de prevenir e realizar promoção em saúde, juntamente com nossas equipes da Estratégia de Saúde da Família e de Saúde Mental, por meios dos CAPS”, informou.

O secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, apresentou a Rede de Atenção Municipal, destacando a missão que os estagiários precisam ter que é atender bem os usuários. Ainda durante o seu discurso, o gestor falou da importância dos investimentos na Atenção Básica para a melhoria da saúde no município de Timon, que tem sido um compromisso da gestão.

Emanoel Lima, professor de Psicologia da FSA, agradeceu ao município pela receptividade e acolhida aos estagiários e destacou a parceria com a Secretaria de Saúde, que vem acontecendo desde 2013 e que, na gestão do prefeito Luciano Leitoa, tem ampliado esse espaço para absorver os estudantes nas unidades de saúde da cidade. Ainda segundo o professor, no ano de 2014, as duas extensões propiciaram ao município o atendimento de 12.000 usuários, sendo 10.000 do município de Timon, o que corresponde a cerca de 80% de usuários atendidos nas unidades.

Para o estagiário de Psicologia Comunitária, Emanoel Sousa, que já é administrador e agora, estudante de Psicologia, a importância da oportunidade de vivenciar o estágio “é sair da teoria e aproveitar esse momento não apenas como atividade curricular, mas como uma experiência enriquecedora”.

De acordo com dados, a Secretaria Municipal de Saúde já recebeu desde 2015 80 alunos, em 2016 foram 46 alunos e no primeiro semestre de 2017 somaram 50. No segundo semestre de 2017 serão acolhidos 80 para ESF e 30 para CAPS, no total de 110 estagiários. Fonte: Ascom/Sems 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!