FORRÓ PÉ DE SERRA: Música de Naeno é ganhadora do Festival Sanfonia

1
“Morena Chama”, cantada por Marinaldo do Forró garantiu o primeiro lugar. “Vai Valer” e “Raiz da gente”, ganharam a segundo e a terceira colocação do festival.

Marinaldo do Forró se emocionou ao receber o troféu 

A canção de Naeno Rocha, “Morena Chama”, interpretada por Marinaldo do Forró foi a vencedora do Festival Sanfonia, I Festival de Forró Pé de Serra do Piauí, que aconteceu nos dias 27, 28 de fevereiro e 01 de março, no espaço de eventos do Teresina Shopping. O segundo lugar, ficou com a canção “Vai Valer”, de Alexandre Rabelo e Ivan Silva e o terceiro colocado,  foi a música  “Da raiz da gente, de Tetê Frota, na voz do cearense, Thesco Oliveira.

O festival premiou ainda os artistas: melhor triagueiro, Maísa, o melhor zabumbeiro, José Neto, melhor sanfoneiro, Ivan Silva e melhor interprete, Nilson Cronemberguer, distribuindo R$ 10 mil em premiação.

Com 17 anos de carreira, Marinaldo do Forró se emocionou ao receber o troféu e agradeceu ao Naeno pela excelente qualidade da canção interpretada por ele e aos músicos que ajudaram na conquista. “O Piauí precisava de um evento como esse, valorizando este incrível gênero musical. Estou muito feliz pelo resultado”.

Ivan Silva ficou em segundo lugar 

Ivan Silva também agradeceu pela parceria com Alexandre Rabelo e falou um pouco do cenário musical do forró pé de serra, no Estado. “As coisas vão evoluindo e as pessoas tendem a deixar um pouco de lado duas raízes e assim aconteceu com o forró pé de serra, por isso é necessário ter mais eventos como este para resgatar a nossa cultura e valorizar este gênero musical tão importante para os nordestinos”.

Thesco Silva sanfoneiro de Sobral no Ceará 

De Sobral, no Ceará, Tchesco Oliveira se disse honrado por estar participando de uma festa tão bonita e que exalta o forró pé de serra. “Esse é um legado do Rei, Luiz Gonzaga, estamos colhendo o milho que ele plantou. O Piauí, está de parabéns, por promover um evento tão organizado e dessa qualidade para os músicos do forró pé de serra, do Brasil”.

Com participantes de quatro Estados: Piauí, Ceará, Maranhão e Pernambuco, o Festival Safonia reuniu grande público nos três dias de eventos.  Com 40 anos na música, o sanfoneiro, Bento Raimundo, de Crateús, inscreveu sua música no festival e conta que ficou sabendo do evento pela internet. “Foi uma prazer imenso participar do Sanfonia, os organizadores estão de parabéns pela qualidade da festa e organização e pela iniciativa de promover a música nordestina, valorizando o forró pé de serra”.

Os curadores do festival, Chagas Vale e Gonzaga Lu estavam felizes com a repercussão e o grande sucesso do primeiro evento de forró pé de serra, do Estado. “A música tem o poder, a magia de reunir pessoas de diferentes classes sociais. Foram três dias que vão ficar para história e fazer história na música piauiense, por que com certeza, outros festivais virão”, garantiu Gonzaga Lu.

Chagas Vale reinterou as palavras do amigo e parceiro de evento e disse que o amor pelo forró pé de serra uniu muitas pessoas, no Piauí. “Tivemos uma repercussão muito grande, inscrições de vários Estados, como Goiás e Rio de Janeiro e estamos muito felizes pelo sucesso do festival. Por ser o primeiro, não esperávamos tanta repercussão positiva. Os músicos, compositores estão de parabéns, nos ajudaram a fazer uma festa linda com grande qualidade musical e técnica e com certeza teremos outras edições.

Claudia Roberta veio assistir dois dias de evento e disse estar maravilhada com a qualidade das músicas e com a organização. “Teresina precisa de mais eventos como este, eu adoro o forró pé de serra e o festival foi maravilhoso”. Também na plateia do festival, Viviane Lima também falou da organização do festival e disse ainda que em Teresina não há mais lugar para curtir um bom forró nordestino. “Eu sou amante desse gênero musical e infelizmente, Teresina não possui mais casas de forró pé de serra. Aproveitei esse momento tanto para curtir os shows como para rever amigos. Espero que tenha outras edições. Nossa cidade precisa e merece”.

Na programação do festival ainda tiveram shows da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, Chagas Vale, Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo, Gonzaga Lu, Giber Roney, Valdeci da Rabeca, Wanya da Rabeca e o encerramento ficou por conta do sanfoneiro cearense, Adelson Viana.

O 1° Sanfonia é uma realização da Colônia Gonzaguiana com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC.




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns Marinaldo por dedicação a musica de ótima qualidade isso sim vem a engrandecer a Cultura nordestina brasileira não pode parar, mais uma vez parabéns sucesso!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!