TIMON: NASF realiza palestra sobre hipertensão

0

Em ação extremamente produtiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), por meio dos profissionais que atuam no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) realizaram uma palestra sobre Hipertensão no bairro São Benedito.

A iniciativa teve o objetivo informar sobre o que é Hipertensão Arterial, quais são as causas e conseqüências, como identificar os sintomas, se a doença tem cura, ter cuidado com o próprio corpo e saber se é hipertenso, prevenção e controle da patologia.

A hipertensão é muito comum na população adulta. A estimativa é que ela atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Também é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. 

“As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão”, explicou Maricélia Alves Barbosa, coordenadora do NASF de Timon.


Zona rural recebe vacinação antirrábica


No último fim de semana, os povoados Muquém e Pedras receberam a Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), que esteve realizando a vacinação intensificada de cães e gatos contra raiva. As equipes de profissionais estiveram nas localidades com o propósito de aplicar a vacina de dose única nos animais destas regiões.

"Os trabalhos na zona rural continuam e vamos intensificar mais ainda para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Assim faremos não só a vacinação, mas também o monitoramento dos cães que podem transportar o parasita", explicou o Marcio Sá.

A raiva é transmitida aos animais domésticos através da mordedura de outro animal contaminado. O contágio se dá pela saliva, que transmite o vírus da raiva. Ao morder o ser humano ou nossos animais de estimação, o vírus é inoculado rapidamente, ocorrendo dessa forma o contágio.






Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!