I Encontro de Mulheres Negras é realizado com êxito em Parnarama

0
Município de Parnarama foi sede de um Encontro para as Mulheres Negras Parnaramenses e é referendado a nível regional

Por Aristeu Carvalho


Realizado no último sábado dia (28/07), o I Encontro de mulheres Negras em Parnarama. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Anísio Batista, no centro de Parnarama e foi organizado pela Secretária Municipal de Assistência Social através do Departamento de Igualdade Racial e teve como apoio as Comunidades Quilombolas dos povoados Guerreiro e Cocalinho e as Comunidades de Terreiro. Participaram também algumas comunidades convidadas, como a Comunidade Tanque da Rodagem de Matões, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parnarama e Secretaria Municipal de Políticas paras as Mulheres, Secretaria de educação e a Secretaria de Esporte.

 Durante todo o evento, houve uma vasta programação, o que fez com que este primeiro encontro se tornasse mais rico ainda em informações para a mulher Parnaramense, destaca-se: Rodas de conversas, Palestras, Apresentações Teatrais, Apresentações de Dança, Cantores da Terra (Paulinha Show), Danças Típicas como tambor de Criola e o Lili, além da Oficina de Turbante ministrado pela Mauricelia Vieira, exposição de fotos dos arquivos do projeto Negritude Piauiense e um grande desfile onde seria mostrado a beleza da Mulher Negra de Parnarama.

 O encontro teve a participação de algumas mulheres renomadas do estado do Piauí, como a presença da Sônia Terra do Instituto da Mulher Negra do Piauí, da Assunção Aguiar, Coordenadora Estadual da Igualdade Racial do Piauí e da Mauricelia Vieira que foi instrutora da Oficina de Turbante, Camila Hilário responsável pela exposição de fotos Negritude Piauiense e Andréia Marreiro Professora e Advogada no Estado do Piauí, além das mulheres que vieram da capital São Luís como a Nicinha Durans do Grupo de Mulheres Quilombolas Guerreiras da Resistência e Luanda do Grupo de Mulheres Preta Anastácia.

De acordo com a Coordenadora da Igualdade Racial, Layana Ramos, este I Encontro da Mulher Negra em Parnarama entrou para a história. “Cada mulher que participou deste evento teve a certeza e a consciência de que cada vez mais devemos nos unir em prol do mesmo objetivo que é valorizar e fortalecer mais ainda a nossa participação na igualdade dos direitos”, disse Layana Ramos.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Querida Moura, este evento foi muito importante para as mulheres de Parnarama, a mesma disse que a mulher de Parnarama nunca teve tal reconhecimento e valorização como está tendo agora, e frisou que tivemos o espaço Creche no evento para que nenhuma mulher que tivesse seu filho não deixasse de participar por conta de não ter como deixá-lo com alguém, assim como também o almoço que foi todo ele feito por homens que foram pra cozinha presentear as mulheres neste dia especial, disse a secretária.

O encontro também teve a participação da equipe do Programa Criança Feliz, que atuou na escola José Torres, em um espaço pedagógico criado pelos membros da equipe, onde receberam crianças de diversas idades das mães participantes do evento.

Segundo a Coordenadora do Programa Criança Feliz, Alzira Teixeira, no espaço creche, havia um espaço pedagógico que contou com diversas atividades lúdicas e de socialização como, pular corda, leitura de história infantil, brincadeiras de roda, com bola, balão, com músicas, atividades de pintura e apresentação cultural para as crianças. Estiveram presentes mais de 50 (cinquenta) crianças no espaço. Todas as atividades foram coordenadas e realizadas pela coordenadora e os cincos visitadores que compõe a equipe do Programa Criança Feliz.
              
Parnarama fortalece a Agricultura Familiar e participa da 17ª Agritec

A vizinha cidade de Timon foi sede da 17ª Agritec – Feira da Agricultura e Tecnologia no Maranhão.


O município de Parnarama não poderia ficar de fora da Feira da Agricultura e Tecnologia, a AGRITEC realizada nos dias 26 e 27 na cidade de Timon e levou uma comitiva de 30 (trinta) pessoas, sendo que mais de 20 (vinte) agricultores do povoado Paiol do Centro, além de expor os produtos da agricultura familiar, no stand de Parnarama teve também os produtos artesanais das mulheres agricultoras da zona rural do município.

O objetivo principal da feira é impulsionar a agricultura familiar dos municípios da região dos Cocais e garantir acesso ao conhecimento aos homens e mulheres do campo.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura de Parnarama, Rildânio Barros, esta feira trouxe para o nosso município oportunidades de capacitação para a agricultura familiar, em especial para Parnarama, que é uma cidade que aos poucos está se desenvolvendo e crescendo no campo da agricultura do leste do Maranhão.

O Vice-Prefeito Gilson Moura esteve presente na Agritec acompanhando o Governador Flávio Dino. Para o vice-prefeito,  essa feira irá fortalecer as ações para que esses agricultores locais que antes estavam esquecidos, para que hoje possam adquirir o conhecimento necessário para alavancar mais ainda às suas produções, disse Gílson Moura.

Durante o evento,  a Associação de Mulheres e Amigos do Paiol do Centro,  através de sua representante legal a Iolanda Silva, foi assinado um convênio do PROCAF – Programa de Compras da Agricultura Familiar, no valor de R$ 92.000,00 (noventa e dois mil reais), valor que irá fazer com que a comunidade possa melhorar sua produção local.

A Secretária de Políticas para as Mulheres, Girlene Soares,  fez questão de comparecer na feira, visitou stand´s e falou da importância da valorização da mulher do campo, e que é em um evento como este a Agritec, que além de servir para que nossos agricultores exporem seus produtos, têm também a oportunidade de se capacitarem para que aumentem seus conhecimentos e assim ampliar às suas produções, visando uma melhor renda para a família no campo. “Fico feliz por saber que nossas mulheres a cada dia mostram seu potencial no sentido de poder dizer que elas são companheiras em todos os sentidos, inclusive no financeiro”, disse Girlene Soares. 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!