MA: Secretaria de Saúde de Parnarama oferece serviço de fisioterapia aos pacientes internados do HSD

0

Hospital São Domingos recebe mais um serviço para o aprimoramento dos tratamentos de pacientes internos


A Secretaria de Saúde de Parnarama, sabendo da importância que têm a fisioterapia tem como papel primordial frente à nova realidade em saúde pública, executando ações de integralidade em todas as fases da vida agindo nas questões de atenção primaria na prevenção e promoção de saúde, está colocando à disposição dos pacientes internados no Hospital São Domingos os serviços de fisioterapia aos pacientes internados do hospital.

O objetivo deste novo serviço é poder oferecer mais um serviço que possa favorecer um tratamento mais humanizado e, por conseguinte a alta do paciente em um menor tempo possível.

A Secretária de Saúde, Márcia Silveira, disse que os pacientes que terão os serviços de fisioterapia, serão os que obtiverem os encaminhamentos médicos ao serviço de fisioterapia, que são oferecidos gratuitamente pelo médico plantonista.

De acordo com o Coordenador do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Glaicon Barbosa, este novo serviço que será oferecido no hospital, além de otimizar o serviço de fisioterapia, irá reduzir e muito os danos ao paciente, assim como também o tempo nas filas de espera. “Os serviços de fisioterapia no município realiza triagens em todos os pacientes encaminhados para o serviço de fisioterapia do NASF, avaliando as condições clínicas do paciente, realizando testes de força, testes cognitivos” disse o coordenador.



Secretaria de Agricultura faz parceria e realiza Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas

Homens do campo são treinados e capacitados para trabalharem na operação e manutenção de tratores agrícolas na zona rural de Parnarama


A Prefeitura Municipal de Parnarama, através da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceira com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizaram o primeiro curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas no município. As aulas práticas aconteceram na sede da Associação de Mulheres e Amigos do povoado Paiol do Centro, e as aulas práticas ocorreram nas fazendas do Olho D’água e Bom Futuro.

De acordo com o Instrutor do curso, senhor Geziel Sousa Silva, todo o conteúdo programático está com base nas Normas de Segurança de Tratores e Equipamentos estão de acordo com a NR31, o instrutor falou ainda que os alunos matriculados neste curso irão obter conhecimentos nos seguintes módulos:

1  Conhecimento das partes físicas e móveis do motor, funcionamento do motor ciclo 4 tempos;

2.  Indicadores no painel de instrumentos;

3. Conhecimento das manutenções a serem realizadas conforme periodicidade;

4. Classificação dos óleos lubrificantes;

5. Operação: responsabilidade no trabalho com máquinas, determinação da velocidade de operação de acordo com combinações de marchas;

6. Quesitos de segurança;

7. Sistema hidráulico e seus controles e manutenções;

8. Melhoria na prática do aluno na condução do trator.

Ao final do curso, e após terem dito todos os conhecimentos da área, o aluno Cláudio da Conceição se destacou entre os demais e foi contratado durante a aula prática para trabalhar em uma fazenda na zona rural de Parnarama.

De acordo com o Prefeito Raimundo Silveira, são estes tipos de ações que o governo vem fazendo para dar a oportunidade aos jovens do campo de se qualificarem e poderem desempenharem suas habilidades lá mesmo no campo, haja vista, na cidade também ser carente de emprego. “Fico muito feliz de saber que meu governo está indo no rumo certo, oferecendo e realizando capacitação para os homens do campo melhorarem mais ainda as suas capacidades de produção”, disse o prefeito.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Rildânio Barros, esta capacitação é voltada para os agricultores da zona rural do povoado Paiol do Centro, pois é de fundamental importância para incentivar a sucessão rural, assim como inserção do homem do campo no mercado de trabalho nacional. “Fiquei muito feliz pela a contratação de um dos alunos por um dos fazendeiros da região, isso mostra que é um sinal que nossos agricultores estão preparados para exercerem com êxito o que lhes foram passado no curso”, disse o secretário. Fonte: Ascom/Parnarama 



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!