PI: Merlong Solano assume Secretaria de Administração no dia 10 junho

0
Deputado federal Merlong Solano (PT/PI) 

O deputado federal Merlong Solano (PT) tomará posse como secretário estadual de Administração e Previdência (SeadPrev) no dia 10 de junho, data definida em reunião realizada em Brasília com o governador Wellington Dias. O atual secretário da pasta, Ricardo Pontes, ocupará o cargo de presidente da Fundação Piauí Previdência.

Em seus últimos dias na Câmara Federal, Merlong Solano colhe assinaturas para apresentar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa garantir aos estados produtores de energia eólica e solar 30% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre energia elétrica produzida a partir dessas duas fontes.

O parlamentar conseguiu reunir mais de 100 assinaturas a favor da medida e espera ter as 171 necessárias antes de deixar a Câmara. “O Piauí está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil, ocupando o terceiro lugar na produção de energia solar e o quinto lugar na produção de energia eólica. É justo que isso se materialize em mais riqueza, em mais recursos para o povo piauiense”, destaca Merlong.

Desafios

Com a Reforma Administrativa aprovada em março deste ano, a SeadPrev passou a concentrar ainda mais responsabilidades, já que todos os processos de licitação devem passar pela Secretaria. No entanto, Merlong analisa que uma das maiores preocupações é o déficit da previdência.

"O déficit previdenciário consumiu R$ 1,2 bilhão do orçamento estadual em 2018. É um gargalo imenso, para o qual precisamos encontrar uma solução, que não depende exclusivamente do Estado. Por isso, estamos buscando diálogo com os demais governadores e com o governo federal", alerta o deputado, que soma experiência como gestor público há quase duas décadas.

“Merlong está comigo desde 2003, me ajudando a governar o Piauí”, ressalta o governador Wellington Dias, de quem partiu o convite para que Merlong assuma o comando da SeadPrev. Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí, já foi secretário estadual de Governo em duas gestões, secretário de Planejamento e secretário das Cidades, além de diretor-presidente da Agespisa.



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!