Defesa de médico suspeito de estuprar e filmar mulheres pede habeas corpus

0
Médico que também é prefeito de Uruburetama filmou pacientes em escritório ginecológico durante 30 anos. Para Associação de Médicos Brasileira, imagens mostram 'claramente' estupro das pacientes.

Por G1 CE


José Hilton de Paiva é denunciado por estuprar e filmar mulheres durante décadas — Foto: TV Globo/Reprodução

A defesa do médico e prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, suspeito de estuprar e filmar os crimes em um consultório durante 30 anos, pediu habeas corpus na Justiça Estadual do Ceará na noite desta terça-feira (23). Ele é denunciado por abusar sexualmente de pelo menos 17 mulheres. O pedido de habeas corpus será analisado pela Justiça.

Hilson de Paiva foi preso na sexta-feira (19) por determinação do juiz de Uruburetama, José Cléber Moura. O Ministério Público, que fez o pedido da prisão, defende que José Hilton é capaz de "coagir, constranger, ameaçar, corromper" e praticar atos que possam comprometer a investigação caso seja mantido livre.

O advogado do prefeito afastado, Leandro Vasques, argumenta no pedido de habeas corpus a "ausência de contemporaneidade" da denúncia. Conforme a defesa, as denúncias foram feitas há mais de seis meses e, portanto, são inválidas. Vasques acrescenta que não há "fato minimamente concreto" que prove a acusação de estupro contra o cliente.


Câmara de Uruburetama vota pelo afastamento do prefeito suspeito de abusar de dezenas de mulheres — Foto: JL Rosa/G1

A defesa do médico já havia solicitado a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar durante audiência no sábado (20), alegando problemas de saúde do preso, de 70 anos. Entretanto, o juiz recusou o pedido por falta de provas que garantissem o estado de saúde de José Hilson.

Vazamento de vídeos

Um total de 63 vídeos entregue ao Ministério Público do Ceará (MPCE) mostra os casos abusos sexuais do médico contra as pacientes. Profissionais da Associação Médica Brasileira analisaram os vídeos e concluíram que se trata "claramente" de "estupro das pacientes".

A existência do material foi divulgada pelo Fantástico e pelo G1 em 14 de julho. Após a reportagem, órgãos reagiram às denúncias feitas contra o prefeito:

A defesa de José Hilson de Paiva também solicitou a investigação para apurar a autoria do vazamento dos vídeos e da subtração de um HD que armazenava as imagens; os arquivos, conforme o advogado, desaparecem da residência do suspeito há um ano. Leandro Vasques afirma que o caso se enquadra na Lei Carolina Dieckmann.

Conforme relato das pacientes ao Fantástico, José Hilton enganava as mulheres, dizendo estar realizando serviços ginecológicos enquanto abusava delas. Em alguns casos, conforme denúncia das pacientes, José Hilton colocava a boca nos seios delas dizendo estar sugando secreção e penetrava nelas sob o pretexto de "desvirar o útero".



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!