Número de casos confirmados de Coronavírus cresce mais de 500% em Teresina

0


Em apenas duas semanas, o número de casos confirmados de Covid-19 em Teresina cresceu mais de 500%, passando de 20 no domingo retrasado (05) para 122 neste último domingo (19). Na capital, houve 5 óbitos decorrentes da doença e 8 pessoas estão em estado grave ocupando leitos de UTI, segundo boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O gráfico da doença na cidade mostra período de ascensão e, para o médico infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, o número de casos tende a aumentar nas próximas semanas. “É notório que a Prefeitura tem realizado várias medidas para combater o vírus, mas é preciso que a população faça a sua parte e cumpra o isolamento social, para que esses números não sejam ainda maiores”, completa.

Segundo Francisca Rodrigues, enfermeira do Comitê de Operações de Emergência (COE) da FMS, são vários os motivos que justificam o aumento de casos. “Há muitas pessoas que não estão seguindo as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde. Além disso, estão sendo realizados mais testes rápidos na rede de saúde e houve aumento do número de laboratórios credenciados que realizam o exame”, diz.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que, segundo a literatura científica mundial, é grande a frequência de pessoas com coronavírus que não apresentam sintomas. “Mesmo assim o paciente está infectado e é transmissor do vírus. Por isso, nem todo infectado vai estar apresentando sinais similares aos da gripe. É preciso que a gente considere que todos estão infectados e adote todas as medidas de prevenção”.

Confira dicas para se prevenir do novo coronavírus:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, várias vezes ao dia;

Só saia de casa se for estritamente necessário;

Mantenha distância de 2 metros entre as pessoas;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite aglomerações;

Use máscara caseira, feita de pano;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Não compartilhe objetos pessoais;

Higienize todos equipamentos, materiais e superfícies que utiliza.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!