Secretário Florentino Neto acompanha apresentação de respirador mecânico desenvolvido no Piauí

0
Para poder ser comercializado os respiradores terão ainda que passar por aprovação da Anvisa 


O secretário Florentino Neto, equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), fisioterapeutas e médicos da rede hospitalar piauiense acompanharam a apresentação do protótipo de ventilador mecânico pulmonar, de baixo custo, desenvolvido pela empresa piauiense Tron em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

O projeto do professor Dr. em Física, Gildário Lima, foi apresentado aos profissionais da saúde no Hospital Getúlio Vargas, na tarde desta segunda-feira (27). “Esse é um projeto robusto, sofisticado, ao mesmo tempo de baixo custo e desenvolvido com materiais acessíveis. Ele é capaz de trabalhar nos diversos módulos respiratórios. E para melhorar ainda mais a eficiência do nosso produto estamos, nessa oportunidade, ouvindo os especialistas e dessa forma adequá-lo à demanda exigida. Esse projeto é aberto para fins filantrópicos, qualquer pessoa que queira produzir para doar vai ter acesso a toda documentação”, lembra.


Florentino Neto destacou a relevância de ter um produto como este desenvolvido no Piauí, o que trará mais celeridade e rapidez para a sua aquisição. “O professor Gildário está colocando este respirador a disposição para testarmos e, após aprovado, ele estará à disposição para salvar vidas. Esse aparelho está fazendo com que o nosso estado passe a frente e produzir essa tecnologia nesse momento de crise”, ressalta o gestor.
  
Para poder ser comercializado os respiradores terão ainda que passar por aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fisioterapeutas e médicos do Piauí avaliaram o protótipo como eficiente e essencial nesse momento de pandemia, onde a procura por esses equipamentos está alta.

“Viemos compreender o projeto e tentar dá mais robustez, para uma melhor utilização do mesmo nesta pandemia, já que a maioria dos pacientes que tem seu quadro piorado, da Covid-19, necessitam desses aparelhos. É um projeto extremamente promissor, e o Piauí está na vanguarda e esperamos o mais breve possível implementá-lo dentro da terapia intensiva”, afirmou o representante do Conselho Regional de Fisioterapia, Saulo Carvalho.

De acordo com o médico intensivista e diretor da UTI do Hospital Getúlio Vargas, Gaubir Medeiros, a utilização dos respiradores, principalmente pelos hospitais do interior do estado, vai ajudar a desafogar a rede hospitalar e trazer mais eficiência no atendimento aos pacientes. “Estamos com uma escassez de recursos como respiradores e esse aparelho terá viabilidade de seu uso em pacientes, estamos discutindo as adequações, mas ele será muito útil nas UTI’s como suporte respiratório”, lembra. Fonte: Sesapi 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!