CAOMA/MPPI articula reunião para debater sobre prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais

0

O encontro foi mediado pela Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOMA, Ednolia Evangelista de Almeida

Foto: Reprodução/MPPI 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), realizou nesta quinta-feira (10), reunião on-line no âmbito do Plano Geral de Atuação (Biênio 2020/2021), no qual desenvolve o Projeto “MPPI Sempre Presente na Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais”, que almeja, por meio da atuação integrada entre os entes federativos e órgãos ambientais, o controle do risco e impacto de queimadas e incêndios florestais, através da redução do número de focos de calor no Estado do Piauí.

O encontro foi mediado pela Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOMA, Ednolia Evangelista de Almeida, com o objetivo de subsidiar a atuação do Ministério Público nas tratativas com os gestores municipais, Promotorias e demais entidades sobre o assunto.

Ao iniciar o debate, a promotora Ednolia Evangelista explicou acerca da execução do Projeto e pontuou o andamento das etapas previstas para o biênio, bem como os objetivos comuns entre os envolvidos a serem alcançados, tais como a criação e efetivação de brigadas municipais e a consequente capacitação de brigadistas, além da elaboração de acordos de cooperação nesse sentido.

Em seguida, cada representante teve a oportunidade de apresentar os planejamentos dos órgãos no que tange à prevenção e ao combate de queimadas e incêndios florestais, momento no qual destacaram a disposição para alinhar atuações na seara e fomentar a educação ambiental pelos municípios piauienses, considerando a execução de ações de articulação na zona rural e a difusão por meio de plataformas digitais, no presente momento.

Ao final das exposições individuais, ficou deliberado o agendamento, em data a ser definida, de reunião com os coordenadores dos dezesseis polos sindicais para apresentação e divulgação do Projeto do CAO de Defesa do Meio Ambiente, ressaltando a relevância e visando a sensibilizar acerca da temática. Foi solicitado, ainda, o encaminhamento do planejamento atualizado de ações pelos órgãos faltantes (SEMAM, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil), informando detalhadamente o respectivo cronograma até terça-feira, dia 15 de junho.

Representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Estado do Piauí (FETAG/PI), da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Estado do Piauí (IBAMA/PI), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM-THE), Defesa Civil Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR/PI) participaram da reunião. (MPPI)

 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!