Centro Lineu Araújo faz atendimento de fisioterapia para pacientes com sequelas da Covid

0

Um desses pacientes é Evando da Silva, 48 anos, que trabalha como porteiro e teve Covid em abril deste ano 

Foto: Reprodução/FMS

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) atende pacientes com sequelas da Covid-19 com fisioterapia e com consultas e exames nas especialidades de neurologia, nefrologia, pneumologia, nutricionista e cardiologia. O Cisla é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O setor de fisioterapia, que funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, atende pacientes que são encaminhados por especialistas para tratamento.

Um desses pacientes é Evando da Silva, 48 anos, que trabalha como porteiro e teve Covid em abril deste ano. Ele foi encaminhado para o Lineu Araújo porque teve 35% de comprometimento dos pulmões. “Ainda sinto falta de ar, cansaço e não consigo fazer as atividades que fazia antes de ter a doença. Comecei meu tratamento na Unidade Básica de Saúde e agora continuo aqui no Lineu Araújo fazendo fisioterapia”, relata ele.

O fisioterapeuta Hermenegildo Rodrigues atende no Lineu Araújo e destaca que os pacientes com sequelas da Covid necessitam de fisioterapia respiratória e motora. “As queixas dos pacientes são cansaço, falta de ar, formigamento nos membros superiores e inferiores, dificuldade para caminhar. Trabalhamos com exercícios para melhorar a capacidade respiratória para reverter esse quadro e com exercícios para ter mais força muscular. O atendimento é feito três vezes na semana e com orientações para o paciente fazer alguns exercícios em casa e percebemos uma melhora significativa em dez sessões”, relata Hermenegildo.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que o tratamento do paciente com sequelas Covid é feito por vários especialistas. “No Lineu Araújo temos esses especialistas e todos que são atendidos são com encaminhamentos de profissionais médicos que comprovam algum grau de sequela para serem reabilitados”, disse Albuquerque. (FMS)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!