Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

O NOVO MARCO LEGAL REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO (EM ÁGUAS E ESGOTOS) – (VI)

Ademar Sousa setembro 21, 2021

Comentários

Mais Notícias

Página inicial O NOVO MARCO LEGAL REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO (EM ÁGUAS E ESGOTOS) – (VI)

O NOVO MARCO LEGAL REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO (EM ÁGUAS E ESGOTOS) – (VI)

setembro 21, 2021
0

Por Magno Pires 

Imagem: Reprodução

O Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico (em águas e esgotos) é um programa e/ou projeto ambicioso do Governo Federal que deverá suprir, até 2033, portanto, dentro de 12 anos, 99% dos domicílios do Brasil de água potável, consequentemente tratada, livres de impurezas, e 90% dessas residências tenham também redes de esgoto. 

Atualmente 100 milhões de brasileiros não dispõem de instalações de esgoto sanitários em suas residências e 30 milhões de domicílios não têm água tratada, potável, e de qualidade. 

As leis federais 14.405/2007 e 14.026/2020 dispõem sobre a matéria e essas legislações são aplicadas aos Estados-membros, os quis devem recepcioná-los. 

Assim, o Governador Wellington Dias recepcionou-as e aprovou e sancionou a lei estadual nº 257, de 2021, obedecendo às regras do ordenamento jurídico e criando o Novo Marco Legal Regulatório do Piauí em Saneamento Básico, contemplando águas e esgotos. 

Com a sanção da lei estadual nº 257, de 2021, o Chefe do Poder Executivo, criou as 11 (onze) Microrregiões de Saneamento Básico (MSB) como entidades intrafederativa e com personalidade jurídica própria e autônoma, mas sob a Coordenação do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí. 

O Estado está dividido em 11 Microrregiões de Saneamento Básico, as quais na sua gestão terão a participação do estado e dos municípios que integram cada Microrregiões. Será uma administração colegiada, a qual deverá ser submetida as metas e as ações, bem como os programas, planos e projetos a serem implantados, implementados e executados em cada área da MSB. 

Essas Microrregiões de Saneamento Básico (MSB) deverão se viabilizar técnico e financeiramente e ter sustentabilidade econômica. Isto é: têm que apresentar produtividade, resolutividade e lucro na gestão. 

Essas Microrregiões deverão gerar empregos para muitos piauienses; as suas constituições, instalações, obras de saneamento de água e esgoto que serão construídas, as adutoras etc., etc. tudo isso são investimentos que serão feitos para implantação do Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico. 

Estima-se que os recursos a serem aplicados e/ou investidos nesse Marco ascendem a 3,5 bilhões de reais a preços de hoje. É a maior obra de infraestrutura já realizada no Estado pelo Poder Executivo. Apenas a Transnordestina seria maior em termos de recursos investidos. 

Todos me perguntam se o Piauí dispõe dessa soma de recursos, mesmo a longo prazo? Não! Mas recursos federais deverão ser acionados, junto às organizações nacionais como o BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Além da contrapartida da iniciativa privada.

É desejo do Instituto fazer convênio com instituições que preparam mão de obra para fazer um mutirão para treinar e capacitar recursos humanos para trabalhadores nessas obras do “Novo Marco Legal Regulatório...” O Estado não dispõe do contingente de operários que este Novo Marco Legal necessita. 

O Estado também não dispõe de quantidade suficiente de mão de obra qualificada nas áreas de Saneamento em água e esgoto para trabalhar nessas tarefas das Microrregiões. 

O Instituto terá que proceder a um estudo detalhado das funções dessas Microrregiões e fazer estudo de viabilidade técnico-econômico e ambiental – EVTEA. 

Advogado, escritor e jornalista Magno Pires 

MAGNO PIRES, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos. 

  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato