Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

Brandão tem o dobro das intenções de voto de Weverton, aponta pesquisa Econométrica/O Imparcial

Ademar Sousa setembro 11, 2022

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Brandão tem o dobro das intenções de voto de Weverton, aponta pesquisa Econométrica/O Imparcial

Brandão tem o dobro das intenções de voto de Weverton, aponta pesquisa Econométrica/O Imparcial

setembro 11, 2022
0

Candidato à reeleição pelo PSB aparece no levantamento com vantagem de 22% sobre o senador pedetista; na disputa para o Senado, Flávio Dino lidera com 55% das intenções de voto 

Pesquisa Econométrica/O Imparcial  Foto: Montagem

A menos de um mês para as Eleições 2022, a terceira pesquisa de intenções de voto para as eleições no Maranhão, realizada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, aponta o atual governador Carlos Brandão com uma vantagem ainda maior sobre o segundo colocado. Na disputa pelo Senado, Flávio Dino segue ‘garantido’, com mais de 50% na preferência dos entrevistados. 

No levantamento feito entre os dias 5 e 9 de setembro, Weverton Rocha (PDT) aparece com 22,4%, enquanto o governador e candidato do PSB tem 44,6%, praticamente o dobro das intenções do eleitorado maranhense. 

Além da maior vantagem de Brandão, a pesquisa Econométrica/O Imparcial mostrou que a diferença do candidato pedetista em relação ao prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PTB), praticamente não se alterou, persistindo o empate técnico dentro da margem de erro de 2,5% para mais ou para menos. 

Nove nomes tem a candidatura homologada para a disputa pelo Palácio dos Leões: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankie Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (DC), Lahésio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), e Weverton Rocha (PDT). 

Liderança consolidada 

Na corrida pelo voto do eleitor maranhense no dia 2 outubro, se consolidou a liderança de Carlos Brandão (PSB). Na primeira pesquisa do Instituto Econométrica/O Imparcial, a distância para Weverton era de 11%, aumentou para 19,3% na segunda e praticamente dobrou, chegando a 22,2% no último levantamento. 

Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria? (Pesquisa estimulada) 

Brandão possui 44,6% das intenções de voto, contra 22,4% de Weverton Rocha. Lahesio Bonfim aparece um pouco atrás do pedetista, num empate técnico dada a margem de erro, com 20,1% das intenções. Edivaldo Holanda registrou 3,5% da preferência do eleitorado maranhense, seguido de Simplício Araújo (0,3%) e Enilton Rodrigues (0,2%). 

Hertz Dias, Professor Joás Moraes e Frankie Costa tem cada um 0,1% das intenções de voto. 6,3% do eleitorado declarou que não votará em nenhum dos candidatos, e 2,1% não sabem ou não responderam à pesquisa. 

Voto definitivo 

A pesquisa Econométrica/O Imparcial apontou também a consolidação dos votos dos eleitores – se o candidato em quem vão votar está definido ou ainda pode mudar. Neste quesito a pesquisa incluiu apenas os quatro candidatos mais bem colocados até o momento. 

 87,5% dos eleitores entrevistados disseram que não pretendem alterar seu voto até o dia das eleições 2022, apoiando a reeleição do atual governador Brandão. 12,2% dos pesquisados ainda estão indecisos, e os que não souberam ou não responderam foram 0,3%. 

Entre os que votariam no candidato Lahesio Bonfim, 84,7% disseram que sua escolha é definitiva. O voto ainda pode mudar para 15,3% dos que votariam no atual prefeito de São Pedro dos Crentes. 

Em se tratando do candidato Weverton Rocha, 74,9% não mudariam o voto, 24,6% seguem indecisos e 0,6% não souberam ou não tiveram resposta. Edivaldo Holanda Jr. tem o voto consolidado de 63,5% dos entrevistados, mas 36,5% ainda não tomaram a decisão definitiva a respeito. 

Quem vai ganhar? 

Uma novidade da pesquisa do Instituto Econométrica/O Imparcial é a pergunta feita aos eleitores: “Quem você acha que vai ganhar a eleição para governador do Maranhão, independentemente de sua preferência?” 

Para 51,1% dos entrevistados, Carlos Brandão seria o vencedor da eleição no primeiro turno, com 51,1% dos votos, contra 18,7% do Senador Weverton Rocha. Outros 11,4% acreditam numa vitória do candidato do PSC, Lahesio Bonfim. 

Edivaldo Holanda Jr. será o governador do Maranhão em 2023 para 0,7% do eleitorado, com Frankie Costa e Prof. Joás Moraes logo atrás, somando 0,1% cada. Não sabem quem vai ganhar a eleição ou não responderam foram 18% dos pesquisados. 

Segundo turno 

O levantamento realizado pelo Instituto Econométrica/O Imparcial em setembro também fez a simulação de três cenários num eventual segundo turno das eleições para o governo do Maranhão. 

No confronto entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o governador teve 50,2% das intenções de voto contra 31,7% para o senador do PDT. Não souberam ou não responderam contabilizaram 6,4%, os que não votariam em nenhum somaram 11,7%. 

Se houver segundo turno na eleição para governador do Maranhão e os candidatos forem esses, em quem o sr(a) votaria? (CONFRONTOS) 

Num segundo cenário com Brandão e Lahésio, o candidato do PSB venceria com 54,9% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Pedro dos Crentes teria 30,6%. Não votariam em nenhum foram 8,5%, não sabem/não responderam somaram 6%. 

No terceiro e último duelo simulado de segundo turno, o senador do PDT, Weverton Rocha, seria o vencedor com 37,7% das intenções, ao passo que Lahesio somaria 34,8%. Não votariam em nenhum dos dois candidatos foram 16,5%, não sabem/não responderam são 11%. Rejeição para governador 

Também foi perguntado aos eleitores em quais candidatos ao governo do Maranhão eles não votariam de jeito nenhum (índice de rejeição). Weverton Rocha encabeça a lista com 27,8% de rejeição, seguido por Lahesio Bonfim, com 26,4%. 

Carlos Brandão é o terceiro mais rejeitado, com índice de 25,7%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., que é rejeitado por 16,4% dos entrevistados. 

Se a eleição para Governador do Estado fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles o(a) sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum? (REJEIÇÃO) 

A seguir vem o candidato Simplício Araújo, rejeitado por 9,1%, Hertz Dias (8,1%), Enilton Rodrigues (4,7%), Frankie Costa (2,2%) e Prof. Joás Moraes (1,7%). Não votaria em nenhum dos candidatos somaram 4%, e não sabem ou não responderam foram 14,8%. 

Senado 

 A pesquisa Econométrica/O Imparcial também avaliou as intenções de voto para os candidatos a Senador pelo Maranhão. Estão na disputa cinco candidatos. O ex-governador Flávio Dino (PSB) permanece como o mais votado, com 55% da preferência dos eleitores entrevistados, seguido do candidato à reeleição Roberto Rocha (PTB), com 27% das intenções. 

Completam a lista o Pastor Ivo Nogueira (DC) com 2,3%, Antônia Cariongo (PSOL) com 0,9% e Saulo Arcangeli (PSTU) com 0,3%. Nenhum deles receberia o voto de 5,4% dos eleitores, e 9% não souberam ou não responderam à pesquisa. 

Se a eleição para Senador fosse hoje e se os candidatos fosses estes, em quem o sr(a) votaria? 

Votos válidos 

Na pesquisa apenas com os votos válidos, Carlos Brandão teria 48,8%, Weverton Rocha 24,5%, Lahésio Bonfim 22%, Edivaldo Holanda Júnior 3,8%, Simplício Araújo 0,3%, Enilton Rodrigues 0,2%, Prof. Joás Moraes, Hertz Dias e Frankie Costa 0,1% cada. Os votos válidos não incluem votos brancos e nulos. 

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1.490 pessoas em 55 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 5 a 9 de setembro de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-06547/2022. (O Imparcial). 



  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato