Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

MPF ilumina sua sede, em Teresina (PI), em apoio ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ademar Sousa setembro 21, 2022

Comentários

Mais Notícias

Página inicial MPF ilumina sua sede, em Teresina (PI), em apoio ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

MPF ilumina sua sede, em Teresina (PI), em apoio ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

setembro 21, 2022
0

O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência 

Foto: Márcia Mac Links/Ascom/MPF/Piauí

A sede do Ministério Público Federal (MPF), em Teresina (PI), será iluminada de verde, nesta quarta-feira (21), em apoio ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data, que foi instituída pela Lei nº 11.133/2005, tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para a luta das pessoas com deficiência por mais cidadania ativa, respeito e igualdade de oportunidades. 

Além da iluminação temática, durante a semana, o MPF realiza ações internas de conscientização com campanha de comunicação para os seus integrantes com informações sobre os direitos das pessoas com deficiências, dispostas sobretudo no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015), reflexões sobre os desafios diários de que tem uma deficiência ou familiar ou pessoa próxima com deficiência e agenda de ações promovidas, remotamente, pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

O objetivo dessas ações é conscientizar o público interno sobre os direitos da pessoa com deficiência, ampliando o olhar e a percepção dessas pessoas sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia de quem tem algum tipo de deficiência e gerando empatia e parceria nessa luta em busca de avanços e melhorias. 

A servidora do MPF, em Teresina (PI), Socorro Beserra, que tem paraplegia, considera a data importante e necessária, mas ressalta que a luta é diária. “Além de diária, a luta deve ser realmente coletiva, pois somente uma sociedade que respeita e inclui os que têm necessidades específicas, adotando meios que propiciem o desenvolvimento de suas potencialidades, se torna justa e, de fato, igualitária”, enfatiza. 

Socorro ressalta a importância do trabalho do MPF para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, por vezes ignorado pelos entes públicos e privados. Ela explica que mesmo existindo leis que garantam o direito à inclusão, como a Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, esse fato, por si, não é suficiente para garantir a efetividade das políticas públicas.  

Diariamente, em âmbito nacional, o MPF recebe muitas representações de cidadãos pedindo a adoção de medidas para garantir os direitos das pessoas com deficiência, como por exemplo para que as instituições de ensino tenham intérprete de libras e material de aprendizagem em braile; reserva de vagas para ingresso em cursos das instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio; disponibilização de imóveis acessíveis em programas habitacionais; concessão de gratuidade no transporte coletivo interestadual, dentre outras. 

Para exigir o cumprimento das leis, o órgão atua, entre outros mecanismos, por meio de audiências públicas, ações civis públicas e recomendações. Na mais recente, no âmbito da acessibilidade no processo eleitoral, o procurador regional eleitoral Marco Túlio Caminha recomendou aos promotores(as) eleitorais, respeitada a independência funcional, que promovam as necessárias diligências para garantir o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nos locais de votação e às urnas eletrônicas. 

Ele também orientou os membros do MP Eleitoral a buscarem garantir o livre exercício do direito ao voto, em especial quanto a possibilidade da pessoa com deficiência ser auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, sendo-lhe permitida digitar os números na urna. 

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Piauí, Leonardo Carvalho Cavalcante, reafirma o compromisso do MPF com a luta da pessoa com deficiência, destacando, como bem afirmou a servidora Socorro Beserra, que os esforços precisam ser coletivos e integrados em busca da sociedade mais justa, igualitária e inclusiva que todos almejamos. 

O procurador-chefe ressalta ainda que, diante de violação aos direitos das pessoas com deficiência, qualquer cidadão pode representar acessando o canal virtual de denúncias do órgão ministerial: https://www.mpf.mp.br/mpfservicos. (Ascom/MPF/Piauí) 


  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato