Combate à dengue: Saúde e SLU firmam parceria e agentes de endemias irão atuar no programa Bairro Limpo

0
Foto: Reprodução (CGCom/PMT)

Antecipando estratégias para reduzir a proliferação do Aedes Aegypti no período chuvoso em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) firmaram parceria para trabalhar de forma integrada no programa Bairro Limpo. 

O Bairro Limpo é desenvolvido pela SLU e todo sábado contempla um bairro de Timon, com mutirão de limpeza de ruas, retirada de entulhos, desativação de ponto de lixo, dentre outras ações. 

A parceria firmada entre a SLU e a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar equipes de agentes de combate às endemias para integrar o programa Bairro Limpo. 

Na prática, os agentes irão participar da ação, que é realizada no sábado, visitando casas e terrenos combatendo focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypiti , além de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados, principalmente, no período chuvoso. 

Em reunião realizada nesta terça-feira (20), na SLU, os agentes de endemias se colocaram à disposição do Bairro Limpo e ressaltaram que a integração é importante para combater de forma mais efetiva o Aedes Aegypiti. 

“É muito importante essa parceria ser formada logo agora, de forma preventiva. O período chuvoso está para começar e por em prática essas estratégias é de fundamental importância para reduzir a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chicungnha. Podem contar com a gente”, destaca o coordenador de Endemias, Dolamito Marques. 

O superintendente de Limpeza, Carlos Zangirolami, disse que a integração entre as equipes de limpeza e dos agentes de endemias vai melhorar a prestação de serviços à população. 

“Essa parceria parte da necessidade, já que o momento do período chuvoso colabora muito para o aumento de casos de dengue. Tudo que a gente puder fazer pra trabalhar de forma preventiva é bom para o cidadão e para a gestão”, ressalta Carlos Zangirolami. 


O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, adianta que a integração dos agentes de endemias ao Bairro Limpo irá iniciar em janeiro. 

“Segunda a sexta os agentes de endemias encontram parte dos imóveis fechados. No sábado é o dia mais fácil para os agentes terem acesso aos imóveis. Essa força-tarefa entre a Saúde e a SLU, o trabalho de forma integrada é prioridade da prefeita Dinair Veloso, para que a gestão como um todo possa levar o melhor serviço à população”, ressalta Márcio Sá. (CGCom/PMT)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!