Guarda Municipal amplia atuação e passa a coibir crimes de maus-tratos a animais

0

Em caso de denúncia, o telefone 153 é o mesmo para ocorrências de outras naturezas 

Foto: Reprodução (Semcom/Guarda Municipal/PMT)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina ampliou recentemente a área de atuação e passa a coibir também crimes de maus-tratos a animais. José Teixeira, gerente da Guarda Ambiental, explica que o grupo especializado age em casos de flagrante e cita as situações em que a população deve acionar o 153. 

“Ao se deparar com um caso de maus-tratos, a população deve nos acionar o mais breve possível. Quanto a casos de crime por omissão em ambientes particulares ou crime de abandono, a orientação é recolher o máximo de provas possíveis (fotos, vídeos, áudios, endereço, placas veiculares, nomes) e se direcionar à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para denúncia e abertura de boletim de ocorrência”, orienta o gerente da Guarda Ambiental.  

O grupo especializado foi instalado, em 2021, e conta com 18 guardas municipais que integram patrulhas 24 horas por dia, todos os dias da semana. O telefone 153 é o mesmo para ocorrências de outras naturezas. 

Na sexta-feira (16), a Guarda Ambiental participou de uma palestra, coordenada pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, em uma escola pública da Capital para conscientização sobre os cuidados dos animais. 

“Ficamos muito felizes em participar desse projeto piloto e que tem um grande potencial para gerar frutos. Falamos aos alunos do Ceti Didácio Silva sobre a Guarda Municipal e o nosso grupo especializado, a Guarda Ambiental, que atua em casos de resgates de animais silvestres e outras ocorrências ligadas ao Meio Ambiente. Além disso trabalhamos para coibir crimes de maus-tratos, uma demanda muito frequente em Teresina”, destaca José Teixeira, gerente da Guarda Ambiental. (Semcom/Guarda Municipal/PMT)

 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!