Saúde: Trabalho preventivo contra a dengue é reforçado em Timon

0

Foto: CGCom/Sems/PMT)


Com a intensificação das chuvas o risco de contágio da dengue, zika e chikungunya aumenta de forma significativa. A dengue é uma doença viral transmitida  pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Em caso de infecção, a vítima pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço e tonturas, além dos quadros de dengue hemorrágica.

A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir a proliferação do mosquito vetor que se reproduz em água parada. Muitos materiais podem potencializar a multiplicação do mosquito, tais como pneus, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor, entre outros objetos que acumulam água.

“Nós estamos fazendo a nebulização costal que tem efeito contra os mosquitos adultos que podem estar  pela região. Associado a isso, aplicamos larvicidas nos pneus que ficam expostos em oficinas e borracharias. Na cidade de Timon estão sendo acompanhados 240 pontos estratégicos como hortas, borracharias, oficinas mecânicas ,cemitérios e recicladoras”, comenta Dolamito Marques, Coordenador Municipal de Combate a Endemias. 

Foto: CGCom/Sems/PMT

Vale ressaltar que a comercialização de pneus usados não é proibida no município, desde que devidamente acomodados e cobertos para não acumular  água. A população deve fazer a sua parte na prevenção às arboviroses, mantendo os espaços públicos e privados limpos.

O empresário Osmar Silva, proprietário de uma borracharia, aprovou a ação de combate à dengue.

Foto: Ascom/Sems/PMT

“Eu considero essas ações muito boas. Nós temos uma preocupação constante aqui na borracharia para evitar casos de dengue”, relatou. (CGCom/Sems/PMT)


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!