Campanha de prevenção ao câncer bucal: mais de mil pessoas assistiram a palestras em Timon

0
Foto: Reprodução (CGCom/Sems/PMT)

Neste mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma importante mobilização em prol da campanha Maio Vermelho, de conscientização e prevenção ao câncer de boca. Balanço da Coordenação de Saúde Bucal do município, mostra que 1.200 pessoas participaram das ações , assistindo a palestras sobre o tema e recebendo kits de escovação dentária.

As ações iniciaram no dia 16 de maio, com palestra para todos os dentistas da rede municipal de Saúde. A dra. Luzia Firmino, mestranda em Estomatologia e aperfeiçoamento em cirurgia oral menor, enfatizou aos profissionais a importância do diagnóstico precoce da doença.


A campanha levou informações aos usuários e profissionais das Unidades Básicas de Saúde da zona Urbana e Rural, para o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e 11º Batalhão da Polícia Militar. Nesta quarta-feira (31), a programação encerrou no auditório do CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher).


O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ézio José, ressalta que a campanha atingiu o objetivo, que era levar conhecimento sobre o câncer de boca. Além das 1.200 pessoas, entre usuários e profissionais que assistiram às palestras, houve, ainda, a distribuição de 3.000 folders educativos e entrega de 600 kits de escovação dentária.


O câncer de boca é um tumor maligno que pode acometer lábios, gengiva, céu da boca, língua e bochecha. Os sinais de alerta são feridas que não cicatrizam em 15 dias, nódulos que não desaparecem, sangramento frequente, manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca.


“Quero agradecer ao empenho de toda Secretaria Municipal de Saúde, de todos que fazem a Saúde Bucal do município, das equipes da Atenção Básica. Unidos, levamos nossas palestras e ações para diversas UBSs na zona Rural e Urbana e outras instituições, como a Polícia Militar. Esperamos que as pessoas tenham aprendido mais sobre o câncer bucal e que possamos, cada vez mais ,fazer o diagnóstico precoce. Ao notar sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa”, destaca Ézio José.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, acompanhou as ações do Maio Vermelho e destacou os investimentos da Prefeitura de Timon na Saúde Bucal do município.

“A rede municipal de Saúde conta com 57 equipes de Saúde Bucal e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que ganhou uma sede nova na gestão da prefeita Dinair Veloso. Agradeço a todos os profissionais envolvidos na campanha Maio Vermelho, a prevenção pode melhorar, e muito, a sobrevida dos pacientes”, disse.

A rede municipal também dispõe de atendimento de urgência no CEO, de segunda a sexta, das 18h às 21h e aos sábados e domingos, das 8h às 11h.(CGCom/Sems/PMT)


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!