Saúde de Timon é referência em seminário estadual de Planificação realizado em São Luís

0


O município de Timon foi destaque em seminário estadual da Planificação de Atenção à Saúde, realizado na última quinta-feira (1), na capital São Luís. As experiências exitosas do Centro de Atenção Especializada Materno-Infantil (CAEMI) na organização dos processos de trabalho e atendimento às gestantes de médio e alto risco foram apresentadas como referência aos participantes do evento.

Na prática, a planificação consiste no planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários. No CAEMI, esse processo tem sido desenvolvido de forma avançada na reorganização da linha materno - infantil em Timon.


O CAEMI atende gestantes e os bebês de alto risco durante a gravidez, e no pós-parto, até a criança completar 10 anos de idade. As usuárias passam por um verdadeiro circuito de saúde, com acompanhamento de equipe composta por médica obstetra, ultrassonografista, pediatra, enfermeira, assistente social, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta.

“Tivemos a honra de mostrar o nosso processo de planificação, que é fruto de muito trabalho e dedicação dos profissionais de saúde e da Prefeitura de Timon. O objetivo foi explicar como conseguimos implantar a planificação de fato, melhorando o atendimento às nossas usuárias e seus filhos e conquistando uma aprovação de 95% das pacientes atendidas em nossa unidade”, disse Francisca Rodrigues, diretora do CAEMI.


O secretário municipal de Saúde de Timon, Márcio Sá, participou do evento, também representando o Conselho de Secretários Municipal de Saúde do Maranhão, e destacou o compromisso da Prefeitura de Timon na ampliação da planificação.

“Realizamos constantes oficinas, tutorias, reuniões onde dialogamos sobre a planificação e adotamos as melhores estratégias para nossa prestação de serviço aos usuários ser cada vez mais eficiente. Ficamos felizes em ver nosso CAEMI sendo referência em planificação neste importante evento”, ressalta Márcio Sá.

O seminário contou com a participação do mentor planificação no Brasil, Eugênio Villaça.

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o PROADI -Beneficência Portuguesa de São Paulo. (CGCom/Sems/PMT)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!