TIMON: Pacientes elogiam agilidade em mutirão de cirurgias no Hospital do Parque Alvorada

0
Fotos: CGCom/Sems/PMT)

Nesta quinta-feira (1), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de cirurgias no Hospital Municipal Dr. José Firmino de Sousa, o Hospital do Parque Alvorada.

Desta vez, entre as pequenas cirurgias ortopédicas, realizadas pelo médico Hudyson Rocha, estão: remoção de cistos sinovial, retirada fios de Kirschner (fio de aço utilizado para fixação óssea), dentre outras. Os pacientes foram idosos, jovens e uma criança.

Silmara Rocha, mãe do pequeno José Igor, de 8 anos, conta que o filho fraturou o braço e precisou colocar fios de Kirschner.


“Há dois meses, meu filho fraturou o braço e eu vim no HPA, fiz o raio-X aqui mesmo, a médica disse que estava necessitando retirar os fios, me encaminhou para a enfermeira, que já marcou a cirurgia. Isso tudo em uma semana. Essa agilidade é muito boa, porque é muito complicado a gente precisar ir para Teresina, e sendo aqui é melhor, além dos custos serem menores”, conta Silmara.

Lucídio Sousa, 64 anos, sofria há anos com incômodo de um corpo estranho em uma de suas mãos. Com uma vida de trabalho ativa, o idoso já estava com dificuldades de movimentar a mão e procurou atendimento no HPA.

“Fiz uma consulta, o médico examinou, fiz uma ultrassom no mesmo dia, tudo aqui no HPA, e logo após receber o resultado da ultrassom, já foi marcada a cirurgia. Demorou apenas uma média de 8 dias. Esses mutirões de cirurgia é uma grande ação do governo, coisa que não existia. Isso mostra que a prefeita está trabalhando e a saúde está sendo desenvolvida”, avalia Lucídio.

HPA alcança meta mensal

O Hospital do Parque Alvorada atingiu, no mês de maio, a meta de 100 procedimentos cirúrgicos mensais. A Prefeitura de Timon fez adesão ao Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias, do Ministério da Saúde, e o hospital ampliou a realização de cirurgias.

“A intensificação da realização dessas cirurgias é muito importante para o município, pois reduz a demanda por procedimentos cirúrgicos e a meta é seguir avançando. Agora em maio, batemos a meta de 100 cirurgias em 30 dias. A o objetivo da prefeita Dinair Veloso é avançar cada vez mais e diminuir, o máximo possível, a demanda por procedimentos cirúrgicos no município”, ressalta Márcio Sá, secretário municipal de Saúde. (CGCom/Sems/PMT)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!