Timon recebe 500 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida com presença do governador Carlos Brandão

0
Fotos: Rodrigo Ribeiro (Agência de Notícias/Governo do MA)

Em Timon, no Parque Alvorada, o governador Carlos Brandão participou, nesta terça-feira (6), da entrega de 500 unidades habitacionais do Residencial Leonel Brizola, do Programa Minha Casa Minha Vida, promovido pelo Governo Federal. O Residencial Leonel Brizola, que é composto por casas em loteamento, reduz o déficit habitacional e garante moradia digna e segura às famílias de baixa renda que não teriam condições de adquirir uma residência.


As casas já passaram pelo processo de vistoria e assinatura dos contratos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A solenidade de entrega foi organizada pela Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e também contou com a presença dos ministros das Cidades (MCID), Jader Filho; e Comunicações (MCom), Juscelino Filho; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e outras importantes autoridades estaduais.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão comemorou a sensibilidade do Governo Federal em retomar o programa de habitação social em prol das pessoas que ainda não têm onde morar, e assegurou que no Maranhão o Governo do Estado seguirá sendo parceiro de obras sociais como o Minha Casa Minha Vida.

“Momento de alegria, emoção e, sobretudo, de cidadania para milhares de famílias no Brasil inteiro. Só hoje, foram entregues 500 casas que estavam há seis anos paralisadas em Timon. Eu fico muito feliz que o presidente Lula e o ministro tiveram a sensibilidade de retomar esse programa que agora vem forte para resgatar o sonho de outras famílias que ainda não têm casa. Quero agradecer ao presidente Lula, o nosso governo será sempre parceiro destas obras que melhoram a vida das pessoas”, assegurou o governador maranhense.

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que retomar obras do Minha Casa Minha Vida, a exemplo das de Timon, são prioridades do ministério, a pedido do presidente Lula da Silva.

“Uma das primeiras orientações do presidente Lula quando chegamos ao ministério foi a de que se colocasse a medida provisória para funcionar e, em seguida, para que retomássemos todas as obras. A retomada é fundamental porque gera empregos e beneficia muitas dessas famílias que estão há vários anos aguardando por esse momento; hoje, elas estão recebendo as suas unidades habitacionais. A orientação do presidente Lula é a de que não pode haver obra parada”, afirmou o titular do MCID.

Na oportunidade, a prefeita de Timon, Dinair Veloso, destacou a importância da retomada do programa de habitação, sobretudo às mulheres e mães de família, que a partir moradia digna e segura, passam a ter melhores condições de vida.

“É um dia feliz para essas 500 famílias que hoje recebem essas casas. Quem é mulher, quem é mãe, sabe o quão importante é a retomada desse programa pelo presidente Lula. Hoje, com certeza, é mais um sonho realizado a 500 famílias na nossa cidade”, ressaltou a gestora municipal.

Beneficiado com uma das casas entregues em Timon, José de Ribamar da Silva falou muito emocionado sobre a realização de um sonho de pai que era oferecer um lar aos filhos. “O que a gente tanto espera é ter uma casinha, um teto para morar, e com a benção de Deus, chegou. Eu tô muito feliz porque vou poder colocar meus filhos debaixo de uma casa. Eu quero que as pessoas que me deram esta casa tenham muita saúde, anos de vida, porque uma casa é uma vida”, agradeceu.

José Fernando foi beneficiado com uma residência e ressaltou que a iniciativa resolve as dificuldades que ele e sua família têm passado devido a insegurança habitacional. “O sentimento é inexplicável, é o sonho de uma vida concretizado. Tem muita gente que leva uma vida toda e não consegue uma casa. Graças a Deus, a gente conseguiu a nossa, porque a gente morava de favor, já passamos por humilhação, estivemos quase na rua. Foi uma benção de Deus concretizada”, relembrou.

Lucélia Silva agora poderá, após 20 anos, sair do aluguel e ter a segurança de um lar próprio. “Pra mim, é uma grande emoção. Tinha 20 anos que eu morava de aluguel, meu sonho agora se tornou realidade. É a casa própria, posso dizer que a casa é minha, tô muito feliz”, disse.

Minha Casa Minha Vida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou oficialmente o Programa Minha Casa, Minha Vida em um evento na cidade de Santo Amaro, no Estado da Bahia, ficando agora o programa sob a gestão do Ministério das Cidades. O presidente da República oficializou a retomada do programa com a assinatura do Decreto n° 11.439 para regulamentar a Medida Provisória nº 1.162/23, que visa modernizar o programa habitacional, bem como enfatizar a prioridade ao atendimento da Faixa 1, voltada a pessoas de baixa renda. A intenção do Governo Federal é contratar 2 milhões de obras até 2026. Neste contexto de retomada, o Ministério das Cidades já entregou 7.528 moradias em todo País. Fonte: Governo do Maranhão 





Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!