Lançamento da campanha Setembro Amarelo reforça importância da empatia e valorização da vida

0
Fotos: Reprodução (CGCOM/Sems/PMT

Um auditório lotado por pessoas que dizem SIM à vida. Foi assim que ficou o Centro de Formação Wall Ferraz, na manhã desta terça-feira (5), na abertura da Campanha Setembro Amarelo, da Prefeitura de Timon.

Em parceria com o Ministério Público Estadual, a Prefeitura, por meio das Secretariais Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, definiu uma intensa programação de ações para promoção da vida e prevenção ao suicídio no município.

O lançamento da campanha contou com exibição de vídeo com depoimentos de mulheres que sofrem com depressão, mas, que por meio de tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto, hoje estão com quadro clínico estável. Elas falaram da importância da rede de Saúde Mental do município. A abertura também teve palestra da psicóloga Janaíne Lustosa, que abordou o tema “Pilares da Valorização da Vida e da Prevenção ao Suicídio”.

A Prefeitura distribuiu, ao público presente, cartilhas com os principais fatores de risco, sinais de alertas e dicas de como ajudar pessoas sob risco de suicídio, além dos telefones e endereços da rede de saúde mental do município.

A prefeita Dinair Veloso acompanhou a abertura e destacou que o Setembro Amarelo é uma das campanhas mais importantes ,porque trata da valorização da vida. A chefe do executivo municipal ressalta que, em um momento de pós-pandemia, onde pessoas adoeceram mentalmente, promover a saúde mental, por meio da união das secretariais, da sociedade civil organizada e do Ministério Público, é dever fundamental da gestão.

A Prefeitura distribuiu, ao público presente, cartilhas com os principais fatores de risco, sinais de alertas e dicas de como ajudar pessoas sob risco de suicídio, além dos telefones e endereços da rede de saúde mental do município.

A prefeita Dinair Veloso acompanhou a abertura e destacou que o Setembro Amarelo é uma das campanhas mais importantes ,porque trata da valorização da vida. A chefe do executivo municipal ressalta que, em um momento de pós-pandemia, onde pessoas adoeceram mentalmente, promover a saúde mental, por meio da união das secretariais, da sociedade civil organizada e do Ministério Público, é dever fundamental da gestão.


“É muito importante ver o engajamento de todas as instituições por esse tema tão importante. Fico muito emocionada em ver esse auditório lotado para dizer sim pela vida. Esse é um momento de sensibilização da população saber do fluxo do atendimento em saúde mental, mas também da empatia, do amor, do ouvir. Esse momento, além da mobilização, chama atenção para que todos os dias possamos mudar nossas atitudes, ouvir o outro sem julgamento, promover a vida e trabalharmos todos os dias para prevenir o suicídio”, disse a prefeita Dinair.

O promotor Tharles Cunha, da 4ª Promotoria de Justiça, reforçou a necessidade da interação entre a Prefeitura, o Ministério Público e toda sociedade na divulgação ampla da promoção à vida. O membro ministerial também enfatizou a importância de se praticar a bondade e se querer o bem-estar do outro.


“Sem desmerecer as outras campanhas, Setembro Amarelo é a campanha, que no pós -pandemia, reflete o grande mal que tem acontecido na nossa sociedade, que são as doenças que envolvem questões mentais na nossa população. O Ministério Público não só disponibiliza contatos, telefones, mas precisa ser proativo e é isso que a gente percebe nessa parceria com a Prefeitura, sermos proativos no acompanhamento, nas campanhas, mas também nas ações”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, conta que, em todo mês de Setembro, haverá intensificação de ações de saúde mental no município, sendo 13 de setembro, o dia D da mobilização.

“Estamos realizando uma grande mobilização com o intuito de envolver toda sociedade nessa importante campanha. Vamos atuar na promoção da vida e prevenção ao suicídio, que ainda é considerado tabu, mas a gente precisa falar. Na nossa programação teremos várias ações como conversas, palestras, orientações”,adianta Márcio Sá.


As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município são portas de entrada para atendimento em Saúde Mental no município. No entanto, os três CAPSs também recebem demanda espontânea e não têm agendamento para triagem.

A Rede de Saúde Mental de Timon conta com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Infantojuvenil), além do ambulatório na Policlínica Municipal e equipe Multi, nas Unidades Básicas de Saúde.

PROGRAMAÇÃO

DIA 06.09.2023 – 8h AÇÃO: ACOLHIMENTO, PALESTRA E RODA DE CONVERSA COM OS USUÁRIOS. LOCAL: UBS DO PARQUE PIAUÍ PÚBLICO ALVO: USUÁRIOS DA UBS

DIA 11.09.2023 – 8h AÇÃO: ACOLHIMENTO, PALESTRA COM PSICÓLOGAS E RODA DE CONVERSA LOCAL: CER – MARIA DO CARMO NEIVA PÚBLICO ALVO: FAMILIARES DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM O CENTRO.

DIA 12.09.2023 – 8h AÇÃO: PALESTRA COM PSICÓLOGO: SETEMBRO AMARELO, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! LOCAL: AUDITÓRIO FUNDAÇÃO CIDADANIA PÚBLICO ALVO: GUARDAS MUNICIPAIS, GUARDAS DO DMTRANS, POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR

DIA 13.09.2023 – 9h ACAO: PARADA EDUCATIVA – O DIA D! – MOBILIZAÇÃO DOS TRÊS CAPSs EM PONTOS ESTRATÉGICOS DA CIDADE, BEM COMO TODAS AS UBS E POLICLÍNICA ACONTECERÁ ACOLHIMENTO E RODA DE CONVERSAS COM OS USUÁRIOS. LOCAL: MERCADO DA FORMOSA, AVENIDA TIUBA, PRAÇA SÃO JOSÉ, UBS E POLICLÍNICA.

DIA 14.09.2023 – 8h AÇÃO: ACOLHIMENTO E PALESTRA: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! LOCAL: UBS DO MUTIRÃO PÚBLICO ALVO: USUÁRIOS DA UBS

DIA 15.09.2023 AÇÃO: ACOLHIMENTO E PALESTRA SOBRE A VALORIZAÇÃO DA VIDA LOCAL: POLICLÍNICA PÚBLICO ALVO: USUÁRIOS DA POLICLÍNICA

DIA 19.09.2023 – 8h AÇÃO: ACOLHIMENTO E PALESTRA: FALANDO SOBRE A VIDA: PREVENCADO AO SUICIDIO. LOCAL: CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE DA MULHER PÚBLICO ALVO: PACIENTES E ACOMPANHANTES

DIA 20.09.2023 AÇÃO: ACOLHIMENTO, PALESTRA COM PSICÓLOGAS E RODA DE CONVERSA LOCAL: CAEMI PÚBLICO ALVO: GESTANTES E PUÉRPERAS ACOMPANHADAS PELO CAEMI 

DIA 21.09.2023 AÇÃO: PALESTRA SOBRE A VALORIZAÇÃO DA VIDA. LOCAL: CAPS AD PÚBLICO ALVO: USUÁRIOS E FAMILIARES DOS USUÁRIOS DO CAPS AD

DIA 25.09.2023 AÇÃO: PALESTRA COM PSIQUIATRA SOBRE O SETEMBRO AMARELO E A VALORIZAÇÃO DA VIDA LOCAL: PENITENCIÁRIA JORGE VIEIRA PÚBLICO ALVO: INTERNOS 

DIA 26.09.2023 AÇÃO: MUSICOTERAPIA LOCAL: HOSPITAL DR. JOSE FIRMINO DE SOUSA PÚBLICO ALVO: PACIENTES INTERNADOS.

DIA 29.09.2023 AÇÃO: ENCERRAMENTO: SETEMBRO AMARELO, UMA CAMPANHA PELA VIDA. UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO COM ACOLHIMENTO, INFORMAÇÕES SOBRE OS SERVIÇOS, TRIAGEM E VACINAÇÃO . LOCAL: CEASA PÚBLICO ALVO: POPULAÇÃO E USUÁRIOS


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!