Foram iniciadas, nesta segunda-feira (20), as aulas da primeira turma do projeto Carreta Escola SENAI em Timon, voltadas à área de gastronomia. Vinte e cinco alunos conheceram hoje o caminhão estacionado na Praça São José, no Centro. O veículo, que servirá como sala de aula durante duas semanas, vem equipado com toda a tecnologia necessária para fornecer aulas teóricas e práticas. A oportunidade é fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Timon e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Durante semanas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo de Timon (Semdest) divulgou vagas para os cursos básicos e gratuitos de Confeitaria e Processamento de Frutas. A unidade móvel ficará praça até o dia 22 de dezembro, tempo necessário para que os alunos dos turnos manhã e tarde aprendam a fazer a polpa e a geleia em Processamento de Frutas, e a diferenciar os tipos de massas em Confeitaria.
“São os tipos de pudins, de recheios, e a gente vai começar também a trabalhar a confeitaria mesmo em si, aqueles bolos confeitados que todo mundo quer aprender”, afirma a nutricionista e instrutora de alimentos, Raynara Sousa.
A Carreta Escola SENAI é um projeto de qualificação profissional que utiliza veículos customizados para oferecer cursos em diversos municípios do Brasil. Os caminhões são transformados em laboratórios e ficam estacionados por determinado período de tempo até a conclusão dos cursos.
“Esse caminhão com foco em gastronomia vem com geladeira e com todo o equipamento necessário para os cursos dentro desta área. Ele acomoda 25 pessoas, e é um lançamento na cidade. Já estamos nos organizando para trazer a carreta no próximo ano em outras áreas de atuação. A prefeitura está pensando em dar cada vez mais oportunidades para os trabalhadores e para a população, não só para trabalhar em uma empresa, mas também para se tornar um microempreendedor individual”, disse a secretária da Semdest, Laura Carvalho.
No penúltimo dia de cada curso, os alunos vão apresentar um banquete, colocando em prática tudo o que aprenderam. No encerramento, a Semdest vai receber as turmas de cada curso para ampliar ainda mais os seus conhecimentos, ensinando sobre como vender e valorizar os seus produtos. (CGCom/PMT)
0 Comentários