Decreto obriga uso de máscara em unidades de saúde públicas e privadas de Timon

0
Fotos:: CGCom/Sems/PMT

Foi publicado na edição de quinta-feira (4) do Diário Oficial do Município decreto determinando a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em unidades de saúde públicas  e privadas de Timon. 

As excessões da obrigatoriedade são para pessoas com deficiência e crianças menores de três anos de idade.

A medida é preventiva e tem como objetivo proteger pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais em ambientes de hospitais, Unidades Básicas de Saúde, laboratório, dentre outros estabelecimentos de saúde públicos e privados. A obrigatoriedade já está em vigor. 


A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Timon se reuniu, nesta semana, para discutir estratégias para evitar a disseminação do coronavírus no município. Em todo Brasil, os casos da Covid-19 estão aumentando.

Na reunião, ficou acertada a ampliação de testagens e da vacinação contra a Covid-19 no município.

“Estamos atentos, monitorando os casos, que graças à vacina, apesar de terem aumentado, os índices de internação seguem baixos. Pedimos que a população procure as Unidades Básicas de Saúde e atualizem a caderneta vacinal contra a Covid-19. E também reforcem as medidas de higiene, lavem as mãos, utilizem álcool em gel e usem máscara em casos de sintomas gripais”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

*Vacinação*

O Ministério da Saúde recomendou a inserção da vacinação contra a Covid no calendário de vacinação de grupos prioritários como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, pessoas privadas da liberdade com 18 anos ou mais, ribeirinhos, pessoas em situação de rua, quilombolas, dentre outros.

“Em 2024, o Ministério da Saúde recomendou que a vacina contra a Covid-19 fosse inserida no calendário de vacinação principalmente para grupos prioritários. Mas também, estamos realizando a vacinação de pessoas com mais de cinco anos – mesmo aos que não pertencem a grupos prioritários – que não foram vacinadas anteriormente ou receberam apenas uma dose do esquema primário. Procure uma sala de vacina, apresente seu cartão de vacinação e se imunize, caso esteja com doses atrasadas”, explica Clayre Anne Vasconcelos, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacina bivalente contra a Covid-19 para quem tem 12 anos ou mais é disponibilizada em todas Unidades Básica de Saúde, das 8h até 11h30 e de 13h30 as 16h. Para se imunizar, basta apresentar o RG, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina.

Para bebês de seis meses a adolescentes de 11 anos, a vacinação é disponibilizadas nas UBS Lions – às terças, UBS Vila Bandeirante (às quartas) e UBS São Benedito (às quintas), 8h até 11h30 e de 13h30 as 16h.

*Testes Covid*

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza testes rápidos de Covid-19 no Laboratório Municipal.

Os testes podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 13h até 17h.

É recomendado que pessoas sintomáticas realizem o teste a entre o 3º e 10º dias de sintomas. O Laboratório Municipal fica localizado na Rua Miguel Simão, 550, Bairro Centro.

“Realizamos os testes todos os dias, de segunda a sexta, no Laboratório Municipal. E também já estamos nos moblizando para descentralizar as testagens para Unidades Básicas de Saúde estratégicas”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

O Hospital Municipal Dr. José Firmino de Sousa (Hospital do Parque Alvorada) também realiza testes para casos de sintomas moderados a graves, mediante solicitação médica. Fonte: CGCom/Sems/PMT


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!