PARTE 1: Resistência em defesa das terras do Longá

0

Por Neto Pacífico, escritor e poeta 

Poeta Neto Pacífico

A grande batalha entre a tropa do português Bernardo de Carvalho e Aguiar com os gentios se deu nas terras do Longá, região  de abundante pastagem, propícia para a criação de gado ocupada por grandes fazendeiros e colonos naquela época.

A façanha heróica de Bernardo de Aguiar, nomeado Mestre-de-Campo, na luta pela conquista do Piauí, seria desbravar todas as tribos indígenas que avassalavam as fazendas, criações de gado e plantações existentes nas regiões de Piracuruca, fazenda em Batalha, São Gonçalo até as regiões das terras altas nas nascentes do Rio Longá, situada no município de Alto Longá (PI). Como se sabe, segundo dados levantados por historiadores, Bernardo de Carvalho foi um dos mais destemidos e importantes militares do meio-norte brasileiro durante o primeiro quartel do século XVIII.

Desta forma, os índios permaneciam em quase todas as regiões do Piauí. Eram indivíduos nômades e rústicos. Viviam em áreas diferentes, em constantes deslocamentos. Às vezes, concentravam-se frequentemente nas áreas ideais para a prática de cultura agrícola, pesca e caça. De acordo com fontes de pesquisas, os guerreiros tribais mantinham-se sempre prontos para os conflitos e, sobretudo, com disposição para lutar na defesa de seu povo bravamente. Por serem estratégicos e cautelosos, atacavam os inimigos em momentos certos, dificultando assim as reações dos mesmos em tempo hábil. A rigor, possuíam armas de ferro, cassetete, flechas e surpreendiam os adversários nos ataques que faziam de tocaia e armadilhas.

A história segue 

Calma, caros leitores (as), esta é apenas a primeira parte dessa história que vai ser abordada em duas outras partes seguintes. O tema é relevante e merece destaque para o conhecimento geral, notadamente da juventude que precisa conhecer melhor fatos da história do Piauí, muitas vezes, passando por sua (nossa) cidade (terra natal) e, neste particular, refiro-me a Alto Longá, no Centro-Norte do Piauí, a 80 Km de Teresina.

Autor

Neto Pacífico, é funcionário público federal aposentado do Ministério da Saúde, escritor, poeta e autor do Hino Municipal de Alto Longá. 


Tags:

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!