PCdoB enfrenta crise pela sobrevivência na corrida às Prefeituras


Deputado Márcio Jerry Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

A campanha para as eleições municipais está repetindo um fenômeno que tem acontecido com frequência no Maranhão: a derrocada de partidos que dominaram a política estadual em tempos recentes. É o que aconteceu com o PDS, o DEM, o MDB, o PDT, e agora atinge em cheio o PCdoB.

Comandado no Maranhão pelo ativo deputado federal Márcio Jerry, o velho “partidão”, que dominou a política estadual no primeiro e até metade do segundo mandato do governador Flávio Dino, elegendo ele próprio, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores nas mais diversas regiões do estado, encontra-se agora numa situação de luta tenaz pela sobrevivência.

Nestas eleições, além de não ter nome disputando em São Luís, por exemplo, o PCdoB vê seus candidatos mergulhados em situação de penúria eleitoral. O seu candidato mais destacado, o ex-deputado estadual Marco Aurélio, amarga o quarto lugar na corrida à Prefeitura de Imperatriz, apesar do apoio explícito do presidente Lula da Silva e do PT. A deputada Ana do Gás está em segundo lugar – muito atrás da primeira colocada – na corrida pela Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes.

E para complicar ainda mais a situação do partido, o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, um dos seus quadros mais prestigiados, desistiu de concorrer à reeleição devido à forte rejeição do eleitorado, que resolveu apostar um candidato jovem, Vinícius Vale (MDB), que vem liderando a corrida.

O PCdoB briga pela sobrevivência como membro da Federação Brasil Esperança, da qual fazem parte o PT e o PV.

São Luís, 17 de Setembro de 2024.


Postar um comentário

0 Comentários