Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato
#ALEPI

ALEPI: Presidente da Comissão de Finanças alerta para equilíbrio fiscal do Estado

Ademar Sousa março 17, 2025

Comentários

Mais Notícias

Página inicial #ALEPI ALEPI: Presidente da Comissão de Finanças alerta para equilíbrio fiscal do Estado

ALEPI: Presidente da Comissão de Finanças alerta para equilíbrio fiscal do Estado

março 17, 2025
0

Dívida consolidada líquida do Governo é de R$ 10,7 bilhões em 2024

Foto: Reproução (Ascom/Alepi)

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta segunda-feira (17), na Comissao de Finanças, Fiscalização e Controle, o Secretário Estadual da Fazenda, Emílio Júnior, e o Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, para a apresentação do relatório fiscal do último quadrimestre de 2024.

O ponto de maior debate foi o aumento dos empréstimos do Piauí, que, conforme os representantes do Executivo, têm sido utilizados para diversos investimentos, como na malha viária.

O presidente da Comissao de Finanças, Franzé Silva (PT) afirmou que com o aumento da taxa de juros no Brasil, o endividamento pode subir e que é preciso cuidado para não ultrapassar o limite de 11,5%.

“São 8% da nossa receita corrente para o serviço da dívida. Nossa legislação permite até 11,5%. Os investimentos no Estado só foram nesse nível [de 18%] por conta das operações de crédito. Se fôssemos trabalhar investimentos por conta do recurso do Tesouro, praticamente não passaria de 2%. Quando você pega a receita e retira gasto com pessoal, repasse dos Poderes, serviço da dívida e custeio da máquina, sobra absolutamente nada”, explicou Emílio Júnior.

Aumento da taxa de juros preocupa

O secretário de Planejamento também se mostrou preocupado com o aumento da taxa de juros – a Selic está em 13,25% e a previsão é que suba para 14,25% ainda nessa semana, podendo chegar a 15% no final de 2025. Emílio Júnior e Washington Bonfim disseram que a alternativa trabalhada é de reestruturação da dívida, com o alongamento dos prazos.

“Aprovamos reestruturação da dívida com o Banco Mundial e com o Banco Interamericano. A dívida passaria para 20 anos em um banco e 30 anos em outro”, disse o secretário de Planejamento, defendendo a importância dessas operações de crédito: “A gente só conseguiu melhorar as estradas nesses últimos dois anos em função das operações de crédito. Se melhora infraestrutura, melhora a condição dos empresários e, assim, melhora a arrecadação do Estado”, garantiu.

NÚMEROS

As receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024. Já as receitas de capital tiveram aumento de 9,6%, de 2,29 bilhões para 2,51 bilhões. Emílio Júnior explicou que o aumento da receita foi seguido pela subida das despesas, sendo de 13,2% para as correntes e de 17,3% para as de capital, representando que “o aumento das despesas foi maior que o das receitas”.

Transferências

A transferência ao Sistema Único de Saúde (SUS) feita pela União aumentou 63,5%, indo de 486,9 milhões para 786,3 milhões. Outras transferências, por exemplo, foram do FNDE, aumentando 274%; do Fundeb, subindo 10,7%, indo a 1,3 bilhão; e do VAAF (Valor Aluno-Ano por Resultado), com acréscimo de 2,3%. “O Piauí é muito dependente das receitas federais. Houve aumento das transferências federais para o SUS e de convênios federais, mas ainda estamos muito tímidos. O convênio é anunciado, mas a execução é demorada. Do acordo do convênio até a entrada dos recursos demora muito”, afirmou Emílio Júnior.

Gasto com pessoal

O orçamento do Piauí em 2024 foi de 20,9 bilhões, e 43% deste valor foi gasto com pessoal e encargos sociais, 15% com investimentos, 4% para amortização da dívida e 4% com juros e encargos da dívida; 31% foi destinado a outras despesas correntes.

Com saúde, o gasto subiu de 1,8 bilhão para 2 bilhões. Com educação, foi de 3,4 bilhões para 3,8 bilhões; a remuneração com profissionais da educação aumentou de 1,2 bilhão para 1,5 bilhão.

Por Iury Parente/Alepi 


Tags:
#ALEPI
  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato