Proposição conjunta foi de Henrique Pires (MDB) e Franzé Silva (PT)
![]() |
Foto: Reprodução (Ascom/Alepi) |
A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, na manhã desta quinta-feira (11), no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, a entrega do Título de Cidadão Piauiense a Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União. A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, Severo Eulálio (MDB) e em seguida passada a um dos propositores da homenagem, o deputado Henrique Pires (MDB).
O parlamentar destacou a trajetória do homenageado, nascido em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, com formação em contabilidade, e experiência como vereador, deputado estadual e, posteriormente, deputado federal, sempre empenhado em servir ao povo e contribuir para a economia do Brasil.
Franzé Silva (PT) ressaltou que Nardes teve papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio no Piauí. Ele foi elogiado por acreditar no estado e trazer oportunidades, impulsionando o Piauí a se tornar um polo produtivo no setor. “Sua atuação no TCU é reconhecida pela cordialidade e respeito com que trata os piauienses”, afirmou. Ele disse que a homenagem visa fortalecer os laços com o ministro e o convidou a se aproximar ainda mais do Piauí, reconhecendo seu respeito e carinho pela região.
Em seu discurso, o homenageado destacou a importância da governança e da gestão para o sucesso de qualquer projeto ou cargo público. O palestrante, com base em sua experiência em contabilidade, enfatizou que a gestão envolve planejamento, organização e controle, enquanto a governança é a direção, avaliação e monitoramento. ”Sem um bom controle, você não entrega resultados, não avalia e não monitora. Então, governança é direcionar, avaliar e monitorar. O que é gestão? Gestão é fazer o controle, que é importante, o contador tem que controlar”, afirmou.
Ele destacou também a importância de ambos os conceitos para entregar resultados e manter a confiança do eleitor, especialmente no contexto de investimentos e desenvolvimento nacional. O palestrante também fez referência à sua trajetória pessoal e à importância da transparência e integridade na administração pública.
O deputado Henrique Pires disse que Nardes passa a fazer parte de um seleto grupo, mencionando Oeiras como berço da primeira advogada do Brasil (Esperança Garcia), a fundação do primeiro Tribunal de Contas estadual no Piauí, e a participação do estado na formação de figuras importantes como o ministro Kássio Nunes Marques e o ministro Augusto Pires Brandão. "O senhor se junta a vários outros homens e mulheres que, não são nascidos aqui, mas fazem desse Piauí um grande estado brasileiro", ressaltou.
Liuce Santos (Ascom/Alepi)
Comentários