A crise antecipa a discussão sobre o debate politico visando as eleições de 2028
![]() |
Cláudia Coutinho e Gentil Neto |
Virou oposição. Isso mesmo. Não é mais conversa de boteco e nem conversa fiada entre fuxiqueiros de plantão. Agora, é fato e real, a deputada estadual Cláudia Coutinho (PDT), em rápida entrevista ao Blog do Ademar Sousa confirmou o seu rompimento total com a gestão do prefeito de Caxias, Gentil Neto (PP), até então aliado desde o processo eleitoral de 2024.
No início desta semana, Cláudia Coutinho usou suas redes sociais e externou indignação diante do descaso da Prefeitura de Caxias em relação a falta de zelo pelas escolas públicas municipais e, por isso, jogou duro nas críticas contundentes cobrando responsabilidade e compromisso na área da educação. As críticas foram baseadas no acontecimento de desabamento do teto de uma escola municipal, fato ocorrido recentemente. “Misericórdia! Até quando teremos que conviver com acontecimentos tão irresponsáveis e bizarros, praticados justamente por pessoas que deveriam zelar com cuidado, responsabilidade e esmero?”, interroga Coutinho em sua postagem. Em outro trecho, ela classificou a administração de Gentil Neto muito ruim, sendo um péssimo gestor.
A parlamentar representante de Caxias e Região dos Cocais pediu perdão a Deus pelo erro na escolha equivocada de ter apoiado o prefeito Gentil Neto. “Deixo também minhas desculpas a minha amada Caxias. Que situações como essa nos sirvam de alerta para que não se repitam”, afirma Cláudia Coutinho, referindo-se ao prefeito ora criticado.
A posição de Cláudia Coutinho é uma prova de que parte da família Coutinho não frequenta mais os mesmos espaços com a família Gentil. Assim, fica claro o racha.
Neste caso, a situação serviu como ‘pano de fundo’ para a antecipação do debate político eleitoral visando as eleições municipais de 2028, ficando mais evidente a pretensão do marido da deputada Cláudia Coutinho, o ex-vereador e ex-prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, o Grandão, que pretende ser pré-candidato a prefeito de Caxias. Ele já deu declarações públicas sobre o assunto.
A partir aí, isso demonstra uma crise política no Governo Gentil Neto, uma vez que o atual vice-prefeito, o engenheiro eletricista Eugênio Coutinho Filho, é irmão de Ferdinando Coutinho e cunhado da deputada Cláudia Coutinho, uma autêntica mulher de posicionamentos firmes e corajosos.
Comentários