Seminário das Famílias trata sobre codependência em Teresina

0
A Fazenda da Paz está apoiando o Seminário em Defesa da Vida que será realizado neste sábado e domingo (22 e 23), na Paroquia Santuário São Francisco de Assis – Dirceu II. O evento é uma realização do Setor das Famílias da Arquidiocese de Teresina e traz o tema “Resgatando a família da dependência química” e o lema “Serás salvo tu e tua família” tendo como objetivo unir forças e buscar respostas para as necessidades atuais das famílias vítimas da dependência química, estratégias de prevenção às drogas e também para a libertação da codependência.

A programação conta com momentos de oração, palestras, discussões e apresentações culturais. As inscrições custam dez reais e podem ser feitas no Setor da Família na Arquidiocese de Teresina, localizada no Paulo VI, ou ainda na data e local do evento, sábado (22) ás 7h30min. O Seminário das Famílias conta também com a participação do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, do “Amor Exigente”, Comunidade Terapêutica Padre Pio e outros grupos da igreja católica.

O coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, enfatizou que a temática é muito importante pois, o uso de drogas por um dependente químico, afeta muitas pessoas e principalmente seus familiares que sofrem com a codependência. “ Toda a  família adoece junto com o dependente químico, os relacionamentos tornam-se difíceis e tensos, acabando com a harmonia no lar. A família fica desarticulada e perdem valores familiares, humanos e morais dando espaço para violências de toda ordem” explica.

Para Célio momentos como esse de pensar na família são extremamente importantes, por que é essa própria família um dos pontos chaves para a prevenção, e também no apoio no tratamento e reinserção social.  “Muitos pais não observam seus filhos e acreditem muitos acham que isso só acontece com os outros. Quando aparecem as primeiras evidencias do envolvimento de seus filhos com as drogas, muitos pais se negam a aceitar e até fingem que é algo comum da juventude e que vai passar. Alguns se sentem culpados, outros assumem um papel passivo achando que a culpa é da sociedade que está inserido, e já outros tomam uma atitude de buscar o tratamento e acompanhar os seus filhos” disse.

A Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz inclui a participação familiar na recuperação. Os familiares têm o apoio de um grupo de ajuda o “Amor Vencerá” que se reúne todas as sextas-feiras para a ajuda comunitária e ainda de uma equipe multidisciplinar. Nesse espaço os familiares podem aprender como lidar melhor com as situações estressantes, são orientados sobre a doença e tendo um diagnóstico claro, a família passa a ser um aliado eficiente ao conjunto de técnicas terapêuticas trabalhada pela instituição.

Para a participante do grupo “O amor Vencerá” Maria das Dores, os momentos de conhecimento propiciados pela instituição têm sido necessários para o fortalecimento da sua família. “Se não fosse esse apoio não saberia como agir. Além de fortalecer minha esperança e fé me sinto feliz em poder ajudar outras famílias com o mesmo problema que o meu” revela.

Nesta sexta-feira (21), ás 10h, haverá uma Audiência Publica, na Câmara Municipal de Teresina, convocada pela vereadora Cida Santiago para a apresentação de um indicativo de lei que em favor das famílias teresinenses. Os resultados dessa audiência devem ser apresentados no Seminário.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!