PIAUÍ: Mais de 180 cidades têm apenas um PM por plantão

0
Carlos Pinho, da Amepi: maioria das cidades do Piauí vive situação crítica
Levantamento feito pela Associação de Oficiais da Polícia Militar (Amepi) sobre as atividades da corporação em todo o Piauí mostra que em cinco municípios há apenas um policial responsável pela segurança da cidade. Esse único policial trabalha 24h, todos os dias, sem folga. A cidade de Assunção do Piauí, que tem 7.667 habitantes, tem apenas um PM.

Outros 30 municípios têm apenas dois policiais militares. Nesta lista está Castelo do Piauí, com 18.466 habitantes, que este ano registrou casos de violência extrema, como o estupro coletivo de quatro garotas e um feminicídio, em maio. Segundo o estudo, 182 cidades do Piauí têm apenas um policial militar por plantão. Isso porque com menos de quatro PMs não é possível fazer escala de plantões com mais de um policial.

O tenente-coronel Carlos Pinho, presidente da Amepi, disse que a entidade e outras cinco associações militares se uniram e elaboraram a Nova Lei de Organização Básica da PM (LOB), uma tentativa de mudar essa realidade. A atual lei que regulamenta o trabalho da PM no Piauí é de 1985. "O novo modelo de organização prevê que não haverá nenhuma cidade com menos de 16 policiais militares. Hoje, a Polícia Militar do Piauí tem 6.112 PMs na ativa. Ou seja, o Piauí tem um policial militar para cada 1.040 habitantes", diz Carlos Pinho.


Segundo ele, a nova Lei de Organização Básica prevê a contratação anual de 700 novos PMs para que, em um prazo de 20 anos, a corporação atinja 15.778 policiais e assim o Estado fique com um PM para cada 200 habitantes, como orienta a Organização das Nações Unidas (ONU). Amanhã, os representantes das associações militares unidas se reúnem com o presidente da Comissão de segurança pública da Assembleia Legislativa, deputado Firmino Paulo (PSDB), para pedir apoio para a aprovação ainda este ano da nova Lei de Organização Básica da PM. (Com informações do Diário do Povo)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!