Águas de Timon instala medidor de
vazão em dois sistemas
A cada 100 litros de água
tratada, apenas 67 são consumidos. É o que aponta estudo do Instituto Trata
Brasil. No país, aproximadamente 37% da água é perdida e a ocorrência de
ligações clandestinas está entre as culpadas por esta estatística que gera
prejuízo anual de quase R$ 8 bilhões.
Além do prejuízo financeiro há
ainda os danos ambientais. O desperdício de água com vazamentos, fraudes e
ligações irregulares, em todo o Brasil, seria capaz de encher seis sistemas
Cantareira, em São Paulo. O combate a perdas é uma preocupação da Águas de
Timon. A concessionária orienta o consumo consciente, a preservação do meio
ambiente e o uso racional dos recursos.
Ligações irregulares – Além disso, a Águas de Timon chama atenção
para outra problemática: a contaminação da rede de água. As ligações
irregulares prejudicam o fornecimento, sobretudo causando transtornos para o
consumidor regular, devidamente cadastrado e que mantém suas contas de água em
dia. Todo o município fica comprometido com irregularidades.
A Águas de Timon já identificou
diversos casos de ligações irregulares no município. “Em uma rede de 60mm, tínhamos
18 ligações, sendo somente duas regulares. As outras 16 eram irregulares,
representando furto de água”, exemplifica o coordenador de operações, Gabriel
Buim.
“Outro problema é a redução de
pressão na rede ou até a falta da mesma. A água pode chegar mais fraca e até
mesmo contaminada, pois não sabemos quais os materiais e métodos que foram
usados para fazer a ligação irregular”, pontua o coordenador. O vazamento na
rede de abastecimento, decorrente de ‘gatos’ é um potencializador de perdas e
contaminação.
Medidor de Vazão – O combate a perdas está previsto no programa
Timon Saneada 1, que visa a universalização do acesso à água tratada na zona
urbana do município. A concessionária investiu em dois medidores de vazão
ultrassônicos de calha parshall, instalados no Sistema II, que atua com 3 poços
e capacidade de 560 m³/ h, localizados no São Benedito e na Vila João Reis; e
no Sistema III, que atua com 5 poços com capacidade de 280 m³/ h, no São
Benedito. “Os investimentos representam mais confiabilidade nos dados de volume
distribuído e são ainda um indicador chave de perdas”, destaca Buim.
Por mês, a Águas de Timon
distribuí ao município 2 milhões de m³ de água. A concessionária está
investindo em obras que estão mudando a realidade de Timon. Foram entregues,
por meio do programa Timon Saneada 1, a sede administrativa e Loja de
Atendimento. A Estação de Tratamento de Água está em fabricação. A fundação da
ETA está em execução, sendo realizada com alvenaria de pedra argamassada para
contenção. O programa Timon Saneada 1 inclui ainda 20 Km de extensão de rede;
instalação de sistemas de tratamento químico; substituição de bombas e
válvulas; reforma e modernização de sistemas; setorização e melhoria na
qualidade e regularidade do abastecimento.
Está previsto ainda, dentro do
Timon Saneada 1, a instalação de hidrômetros, já iniciada em alguns bairros do
município. Todos os imóveis comerciais, residenciais, públicos e industriais,
sem exceção, receberão um equipamento que fará a medição do volume de água consumido.
Cadastro – Quando um morador é irregular, ele não se preocupa em
economizar, já que está furtando água. As ligações irregulares prejudicam o
abastecimento de todo o município. Procure a Loja de Atendimento e regularize
sua situação. Apresente documento oficial com foto, CPF, comprovante de
residência e documento do imóvel. Faça a sua parte!
A Loja de Atendimento fica
localizada na avenida Presidente Médici, 718 – Parque Piauí. O atendimento é
realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Também é possível entrar em
contato com a empresa pelo (99) 3212- 4418 e pela internet, através do site
www.aguasdetimon.com.br.
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