TIMON: Caminhada de mobilização contra o Aedes acontece amanhã (25)

0

Com o objetivo de engrandecer a mobilização de combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon, realizará amanhã (25) uma caminhada de conscientização pelo constante combate ao mosquito. O evento faz parte da mobilização social contra o Aedes aegypti, iniciada no dia 21 deste mês e marca o Dia D da ação.

“As ações realizadas nesse período buscaram intensificar a conscientização da comunidade para a importância de erradicar os criadouros do mosquito transmissor. Nossos profissionais procuraram envolver a toda sociedade, bem como escolares da nossa rede municipal de ensino, orientando sobre os cuidados contra o mosquito, sintomas das doenças e formas de combate”, disse Marcio Sá, secretário municipal de Saúde.

A caminhada está programada para as 7h30, com concentração em frente à Policlínica. A proposta é fechar com chave de ouro a mobilização social contra o mosquito, mostrando para a comunidade a necessidade de erradicação das doenças causadas por ele”, finalizou Laiana Sousa, diretora da Vigilância Municipal de Saúde. 


Campanha de Vacinação Antirrábica será neste sábado (26)


Está programada em Timon, para este sábado, dia 26, a realização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. O trabalho, coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conta com apoio Secretaria Municipal de Saúde. No município, a meta é imunizar 100% dos animais registrados.

De acordo com informações do Centro de Controle, a população de cães e gatos na cidade é estimada em 52 mil. Para atender a demanda, serão disponibilizados 27 postos de vacinação, localizados em diversos bairros.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Após a aplicação da vacina, os animais podem apresentar, por até 36h, sintomas como dores no local vacinado, febre e, até mesmo, ter comportamento mais quieto.

Doença

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Locais em Timon:

Praça do Conjunto Boa Vista (em frente ao posto de saúde)

Unidade Escolar João Lula (Rua 07 – Parque São Francisco)

Parque São Francisco – Rua 110 com Rua 11 (em frente ao posto de saúde)

Avenida Paulo Ramos (na Pró Animais)

Unidade Escolar Firmo Pedreira (Rua 100 – São Francisco)

Ceasa (Av. Presidente Médici – Parque Piauí)

Ginásio de Esporte (Avenida Teresina)

Pet Vet. Santa Theresinha (Av. Presidente Médici)

Praça São José (Centro)

Darcy Ribeiro

DJ Rações (Av. Luís Firmino de Sousa – São Benedito)

Unidade Escolar Edgar Shalcher (Rua 18 entre Rua 40 e 50 – Parque Piauí)

Unidade Escolar Urbano Martins (Rua João J. Assunção – Parque Piauí)

Aluízio de Azevedo

Unidade Escolar Ney Rodrigues

Conjunto Padre Delfino -  Assembleia de Deus

Conjunto Júlio Almeida – Casa do Juliano

Parque Aliança (Rua N, número 439, em frente ao posto de saúde)

Unidade Escolar Francisco Cleyton Silva Sousa (Cidade Nova)

CSU (Av. Tiúba)

Praça São Benedito (Dona Raimunda)

Unidade Escolar Enoque Moura (Av. Formosa)

Unidade Escolar João Fonseca Maranhão (Rua Manoel Gomes Silva – Parque Alvorada)

Vila Bandeirante (em frente ao posto de saúde)

Cidade Nova (em frente ao posto de saúde)

Centro de Controle de Zoonoses - CCZ

Novo Tempo (em frente ao posto de saúde)



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!