PIAUÍ: Governo do Estado transfere sede do executivo para Oeiras

0
Por Cristal Sá 

Secretário de Governo, Merlong Solano e o governador W. Dias 
Em comemoração ao 194º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, ocorrido em 24 de janeiro de 1823, o Governo do Estado instala a sede do poder executivo estadual em Oeiras, primeira capital do Piauí, nos dias 23 e 24 de janeiro. Nessas datas, o governador Wellington Dias e os secretários terão suas atividades transferidas para o município, localizado a cerca de 300 km de Teresina.

O secretário de Governo, Merlong Solano, afirma que a iniciativa tem um valor simbólico e visa manter viva na memória da população a participação dos piauienses na luta pela independência do Brasil, contra o domínio de Portugal. “É um reconhecimento à importância histórica e cultural do município, não só para os piauienses, mas para todos os brasileiros”, destaca Merlong.

Em 24 de janeiro de 1823, aproveitando a ausência do chefe das Forças Armadas, major Fidié, o brigadeiro Manoel de Sousa Martins realizou uma rebelião em Oeiras e ocupou o Palácio de Governo, proclamando a independência do Piauí de Portugal. A decisão forçou o retorno de Fidié, que tentava sufocar um levante em Parnaíba. No retorno, o major se deparou com resistências em Campo Maior, que culminaram na Batalha do Jenipapo, episódio que contribuiu decisivamente para a independência do Brasil.

Programação

A programação completa para os dias 23 e 24 será divulgada em breve, mas o secretário Merlong Solano adianta que dentre as atividades planejadas está a inauguração de unidades habitacionais do Conjunto “Wellington Gonzaga”, visita às obras de construção do Campus da UESPI, entrega de veículos do projeto “Viva o Semiárido”, entrega de títulos definitivos de terras, inauguração de leitos na UTI Adulto e implantação do Consultório Oftalmológico do Hospital Regional Deolindo Couto.

Também serão realizadas: a solenidade de instalação da Justiça Itinerante em Oeiras, a inauguração do Instituto Histórico na Casa das 12 Janelas, apresentações artísticas e a solenidade de outorga da Ordem do Mérito Renascença do Piauí.

Os poderes legislativo e judiciário também irão instalar provisoriamente suas sedes no município. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado João de Deus, afirma que a iniciativa também marca o início das comemorações pelos 300 anos de emancipação de Oeiras, que serão completados no dia 26 de dezembro deste ano.




                                                                                                                                                                 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!