Médico especialista alerta sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos

0
O dia 10 de julho é considerado mundialmente Dia da Saúde Ocular e alerta sobre os cuidados com os olhos.

Médico Raimundo Braga 

Os olhos são a conhecidos como a janela da alma. Muito mais do que isso, a visão afeta o dia a dia de todos e exige cuidados rotineiros para garantir sua saúde. O dia 10 de julho é considerado o Dia Mundial da Saúde Ocular e foi criado para estimular os cuidados e alertar para doenças da visão.

No Brasil, esse dia se torna essencial após um alarmante dado revelado por levantamento realizado pelo IBOPE a pedido da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG): 50 milhões de brasileiros nunca foram a um oftalmologista.

O médico especialista Dr. Raimundo Braga, diretor de importante Hospital de Olhos de Teresina, alerta sobre os cuidados básicos com a saúde dos olhos para garantir que problemas futuros não aconteçam. “Os olhos são órgãos fundamentais para a vida, mas ainda há quem brinque com a sua saúde”, alerta.

“Independente de casos graves na família, é fundamental fazer visitas periódicas ao oftalmologista para acompanhar a saúde e realizar exames de prevenção. Caso seja detectada uma doença, esse cuidado e acompanhamento médico é ainda mais valioso”, afirma. “Descuidar dessa rotina pode desencadear doenças sérias que prejudicam não apenas o dia a dia, mas podem levar a cegueira, como é o caso do glaucoma”, alerta o médico.


Confira algumas dicas do especialista para prevenção básica:

Faça exames de rotina: não espere apresentar algum sintoma para procurar um médico. Manter visitas regulares ajuda na prevenção de problemas oculares e a evita agravamentos decorrentes de doenças que não apresentam sintomas.

Ouça o seu corpo: se você apresenta algum sintoma ou incomodo nos olhos, procure com urgência o profissional de sua confiança.

Cuidado com o sol: Reduza a exposição dos olhos ao sol e a muita claridade e use óculos escuros.

Evite coçar a região dos olhos: Em um determinado momento, coçar os olhos pode dar uma sensação de alívio. Entretanto, em casos de alergias ou irritações, isso pode piorar ainda mais o quadro. Para evitar ou reduzir a coceira decorrente de clima seco, ou outros fatores externos, hidrate os olhos com colírios lubrificantes com indicação do seu médico oftalmologista.

Evite o uso excessivo de colírios: Corticoides em excesso ou se automedicar pode agravar ou iniciar casos de glaucoma e catarata. Consulte sempre o oftalmologista para verificar qual solução é a mais indicada para o seu caso.

Sempre limpe a região dos olhos: Maquiagens podem causar reações alérgicas. Procure marcas de qualidade ou hipoalergênicas de sua confiança para evitar problemas na região dos olhos. Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol (vermelhidão na região da pálpebra que parece com uma espinha).

Use protetor ocular em situações de risco: Óculos de proteção são essenciais para evitar que acidentes aconteçam. Em situações de risco, como manuseio de solda, por exemplo, é essencial seguir a risca a recomendação de prevenção. Entretanto, mesmo em casa, o menor trabalho pode ser prejudicial aos olhos. Não deixe que um acidente aconteça para depois procurar ajuda. Prevenir é sempre a melhor opção.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!