Obras novo CAISM: previsão de entrega no aniversário da cidade de Timon

0


Na manhã de terça-feira (31), o secretário municipal de Saúde de Timon visitou as obras de construção da nova sede do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). O gestor, acompanhado por sua equipe técnica e a diretora do Caism, Maria José, realizou a vistoria da obra, que está orçada em R$ 999.699,30 (novecentos e noventa e nove mil, seiscentos e noventa e nove reais e trinta centavos).

A construção, que está sendo realizada no Bairro Parque Piauí II, entre as ruas 90 e 17, é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Timon e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. A previsão para a inauguração é no aniversário da cidade.

Após a entrega da obra, procedimentos que antes eram realizados na Policlínica, passarão a ser realizados no novo CAISM, que contará com um centro cirúrgico.

“O grande avanço, com a entrega dessa nova sede, será a capacidade de atender todas as pacientes em um só lugar. Procedimentos, como a retirada de nódulos de câncer de mama, por exemplo, passarão a ser feitos dentro do CAISM. Além disso, a nova estrutura vai oferecer um atendimento mais humanizado e com mais qualidade, já que o espaço físico da sede atual, não comporta mais a demanda existente, uma vez que o Centro também é referência para pacientes de outras cidades como Matões, São Francisco e Parnarama”, explica Marcio Sá, secretário municipal de Saúde.


A nova estrutura ocupa um espaço de 751,40 m², que oferecerá para a população quatro consultórios, duas salas para pequenas cirurgias, sala de observação, sala de coleta de exames e salas para atendimentos especializados como Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social e auditório. Além disso, as novas instalações serão adaptadas para o acolhimento de pacientes portadores de necessidades especiais.

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher foi reaberto no início do primeiro ano da gestão do prefeito Luciano Leitoa. Com a reativação da unidade especializada no atendimento à mulher, o Centro passou a atender mais de 22 mil pacientes.



Secretaria promove ações pelo ‘Dia Mundial contra Hepatite’



Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon, por meio da Vigilância em Saúde/ Epidemiológica (coordenações das Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST e AIDS), realizou ações voltadas às datas.

A primeira ocorreu na Penitenciária Regional de Timon, localizada no povoado Maracujá onde os profissionais em saúde realizaram testes rápido, palestras e distribuição de folders.

A segunda ação foi uma panfletagem educativa na Ponte Metálica, que contou com a participação das áreas técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde.


O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais tem como objetivo atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública. A criação de novas políticas públicas e a eficiência das que já existem garante acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças.

Sobre a Hepatite

Os sinas e sintomas das hepatites virais (B e C) são: febre, vômitos, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, perda de apetite, urina escura (cor de coca-cola), icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas.

Para se prevenir, a pessoa deve lavar as mãos, após ir ao banheiro, trocar fraldas e, antes de comer ou preparar alimentos, lavar bem os alimentos que são servidos crus; vacinar-se contra a hepatite B (três doses); usar camisinha nas relações sexuais; exigir material esterilizado e descartável; não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear ou depilar, entre outras formas de prevenção.

Os indivíduos com infecção crônica funcionam como reservatórios dos respectivos vírus, tendo importância epidemiológica, por serem os principais responsáveis pela perpetuação da transmissão. Fonte: Ascom/Sems 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!