Matões convoca população para a 8.ª Conferência Municipal de Saúde

0


O município de Matões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e atendendo às deliberações do Conselho Municipal de Saúde, convidam toda a população para a participação democrática nesse evento de grande importância na construção do SUS no município, que será a realização da 8.ª Conferência Municipal de Saúde.

A Conferência foi convocada através do Decreto 009/2019, de 25 de abril do corrente ano, e será realizada no dia 29 maio próximo, nas dependências do Auditório do IEMA – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, localizado na Área Gleba II, Manoel Vieira, MA-262, Km 01, Residencial Nova Matões, em Matões.

O Tema Geral da 8.ª Conferência de Saúde obedecerá ao Regimento Interno da 16.ª Conferência Nacional de Saúde, que é: “DEMOCRACIA E SAÚDE”, além disso, obedecerá os seguintes eixos temáticos:

I – Saúde como direito;

II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Daniel Marques, esta conferência é um evento democrático de discussão e articulação coletiva, através da participação de representantes de todos os segmentos, dos Trabalhadores de Saúde, dos Usuários do SUS e do governo, todos em torno da elaboração de propostas que terão como objetivo consolidar e fortalecer a política pública de saúde no nosso município, assim como também contribuir para formalização da Programação Anual de Saúde. “Nesta conferência será também feita a eleição para a nova composição do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2019/2021”, informou o secretário Daniel Marques.

Já o prefeito Ferdinando Coutinho afirmou que a conferência servirá para que o  município de Matões possa dá um passo bem largo rumo ao desenvolvimento, pois neste evento estarão reunidos vários segmentos da sociedade, todos com o mesmo objetivo, que é identificar in loco, as reais necessidades da população quanto aos serviços de saúde, apontar soluções com intuito de minimizar os problemas existentes e melhorar ainda mais a Atenção Básica. Tratar da saúde dos nossos munícipes é uma prioridade do atual governo municipal.

O coordenador geral da 8.ª Conferência Municipal de Saúde, Aristeu Carvalho, disse que a referida conferência será um momento importante de discussão e articulação coletiva, através da participação de representantes de todos os segmentos, sendo assim, dos Trabalhadores de Saúde, dos Usuários do SUS e do governo, todos em torno da elaboração de propostas que terá como objetivo consolidar e fortalecer a política pública de saúde no nosso município, assim como também contribuir para formalização da Programação Anual de Saúde.  Segundo ele, o evento também servirá para a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2019/2021, e a eleição dos Delegados que irão representar o município na Conferência Estadual em São Luís.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!