Juiz federal Roberto Veloso diz que o Porto do Itaqui ainda
é acanhado diante das possibilidades de crescimento
São Luís ocupa uma posição estratégica tanto econômica quanto
geográfica. Por essa razão, em 1612, os franceses a fundaram para ser a França
Equinocial. Um projeto ambicioso de uma possessão nas proximidades da linha do
Equador, que representaria o poderio militar francês no Novo Mundo descortinado
pelas grandes descobertas.
Os franceses foram expulsos em 1615 por uma expedição
portuguesa liderada por Jerônimo de Albuquerque, que tomou o Forte de São Luís.
A cidade ficaria para sempre com o nome dado pelos fundadores em homenagem ao
Rei Luís XIII de França. O interessante é que após liberar São Luís do jugo
francês, Jerônimo de Albuquerque fundou o Forte do Presépio, nas proximidades
da foz do Amazonas, que viria a se tornar a Cidade de Belém do Pará.
Depois, em 1641, vieram os holandeses com a mesma intenção
dominadora e invadiram a Ilha de Upaon Açu para a instalação de uma colônia. Da
mesma forma que os franceses, os holandeses tinham a visão da posição
privilegiada da capital maranhense para os negócios com a Europa.
Desde os franceses até hoje, São Luís continua privilegiada
geograficamente. Por isso, vemos abrirem-se as janelas de oportunidades. A
primeira delas refere-se ao Golfão Maranhense, formado pelas baías de São
Marcos e São José de Ribamar. Essa dádiva de Deus ao Maranhão possibilita a
existência de um dos portos de maior calado do mundo, varrido diariamente do
assoreamento pelas altas marés do nosso litoral.
O nosso porto ainda está acanhado diante das possibilidades
de crescimento. A fila de navios ao largo esperando vaga é prova dessa
afirmação. O de Santos possui 72 berços de atracação, enquanto em toda a ilha a
quantidade não chega a 10% desse número. Assim, ficamos com o melhor e mais
profundo porto, mas com uma capacidade instalada diminuta diante das
possibilidades.
Temos um dos maiores litorais entre os estados brasileiros e
uma das menores distâncias entre o Brasil e a Europa por via marítima. Contudo,
o Maranhão deixa a desejar quando se fala em unidades da Marinha brasileira.
Urge a alocação de uma esquadra da Marinha de Guerra em nossos domínios, cujo
projeto precisa ser efetivado.
Da mesma maneira, devemos pensar no Exército brasileiro.
Nossos dois batalhões estão vinculados ao Pará e ao Amapá. O 50 BIS, com sede
em Imperatriz, integra a Brigada Militar de Marabá, e o 24 BIS, com sede em São
Luís, a Brigada Militar de Macapá. Devemos reivindicar a instalação de uma
Brigada em solo maranhense, comandada por um general. E, a partir de uma
análise estrutural, a instalação de um terceiro batalhão, quem sabe na Região
dos Cocais.
A Base de Alcântara, implantada em razão da proximidade com a
Linha do Equador – vejam a visão do francês do século XVII -, possibilitará a
geração de renda e valor no seu entorno e São Luís poderá ser beneficiada por
essa atividade, mas, para isso, deverá ser preparada e cuidada.
Com o início das operações do acordo com os Estados Unidos,
os profissionais precisarão de uma cidade em condições de bem recebê-los, com
segurança, urbanizada, praias limpas, opções de lazer, educação e saúde
adequadas. A partir daí, não será apenas a recepção de turistas, mas a de novos
moradores desejando usufruir de uma boa prestação de serviços, públicos e
privados.
Na verdade, para essa tarefa toda a sociedade deve ser
mobilizada. Os ganhos a serem auferidos são muitos. É preciso parar de perder.
O histórico de perdas é grande, refinaria de petróleo, fábricas, porto,
siderúrgica, criatório de camarão. Chegou a hora de se começar a ganhar. Parar
com o perde, perde e começar com o ganha, ganha. Para isso é necessário comprometimento
administrativo e participação e mobilização de todos.
*Ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil –
AJUFE
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