Programa Viva Sorriso devolve autoestima à moradores da zona rural de Timon

0


“Pra nós é de graça e a prefeitura paga tudo, os dentistas e o pessoal que está junto nesse são maravilhosos”, disse a dona Maria Eva, de 58 anos, que veio na manhã deste sábado, 8/02, até a Unidade Básica de Saúde do Povoado Campo Grande, zona rural de Timon. Ela veio receber a prótese dentária tão aguardada. E essa realização só foi possível, através do Programa Viva Sorriso, promovido pela Prefeitura de Timon. Nesta segunda etapa foram entregues mais 60 próteses para 33 pacientes. A finalidade é levar saúde bucal e a reabilitação para quem, muito cedo, perdeu o sorriso.


Alimentando a autoestima dos timorenses da zona rural, o programa Viva Sorriso foi pensado e está sendo executado para dar mais comodidade aos que necessitam de atendimento odontológico, mas nem sempre possuem tempo e capacidade financeira de custear. De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Sá, essa é uma ação muito importante. “O programa devolve a autoestima, a saúde bucal e proporciona um bom atendimento dos serviços públicos de saúde aos cidadãos de Timon. Nossa cidade é a única do Maranhão a entregar, pela segunda vez, próteses aos moradores da zona rural”.


Os pacientes, além de ganharem a nova prótese, ainda receberam orientações da equipe de dentistas sobre uso adequado, validade da prótese e como manter a prótese em perfeito estado de uso. Existe a fase de adaptação e durante esse período acontecerá todo o acompanhamento aos beneficiados, para garantir não só a entrega, mas também a manutenção.

A dona Maria Eva, do começo da matéria, veio acompanhada do esposo, José de Ribamar, de 70 anos, que também recebeu a sua nova prótese dentária. Ele relata que os custos seriam altos, caso precisasse pagar. “Eu nem sabia que tinha esse projeto. A minha agente de saúde passou lá em casa e me disse, e eu vim aqui e fui bem atendido. Eu uso prótese desde os 40 anos e a minha prótese antiga, estava folgada, mas agora com a nova, eu vou poder sorrir melhor e comer”, contou seu José, com sorriso largo de felicidade.

De acordo com diretor Ézio José, do Centro de Especialidades Odontológicas de Timon (CEO), essa é uma ação que não para por aqui. “Já estamos na segunda etapa do povoado Campo Grande, que engloba muitas outras localidades e todos os pacientes passam por todas as etapas, pois cada prótese é feita de forma individual e sob medida. O paciente passa a ter um completo atendimento na UBS, para facilitar tudo, e levar os nossos serviços a todos que precisam”, concluiu o dentista.

(As imagens e informações são da CGCOM)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!