quinta-feira, 7 de maio de 2020

Boletim Epidemiológico da COVID -19 em Timon, desta quinta (07/05)



Em Timon a atualização do boletim epidemiológico desta quinta-feira (07) aponta o total de 43 casos confirmados da COVID- 19, 10 casos recuperados, 140 casos suspeitos, 124 casos descartados, 307 casos notificados e 0 óbito.

De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, os bairros com maior números de casos confirmados da COVID são: Parque Piauí (8), Povoado Bom Viver (6) e Santo Antônio e João Emílio Falcão, cada um com (3) casos da doença. 


Os bairros com maior números de casos suspeitos estão: Parque Piauí (12) e Santo Antônio (10). Com nove (9) casos suspeitos estão os bairros: Novo Tempo, Parque Alvorada, Parque Piauí II e Parque União. O bairro São Benedito possui oito (8) casos suspeitos. Quanto a gestão de atendimento, o boletim mostra um total de 43 casos. Sendo, 31 por isolamento domiciliar, 10 casos recuperados, 02 casos de internação em enfermaria.

- Não há caso de internação em UTI  


Perfil dos 43 pacientes infectados com o novo coronavírus em Timon:

- De 0 a 9 anos - 0

- 10 a 19 anos - 2

- 20 a 29 anos - 8

- 30 a 39 anos - 20

- 49 a 49 anos - 6

- 50 a 59 anos - 3

- 60 a 70 anos - 2

+ de 70 anos - 1

Não informado - 1

  A prefeitura de Timon conta com estrutura de atendimento especializado no combate da COVID - 19: 

- Hospital Maria do Carmo Neiva com 16 leitos com balão de oxigênio que atendem até os casos de gravidade moderada.

- Hospital Parque Alvorada com 12 leitos clínicos e está sendo montada uma sala de estabilização com 2 leitos. Todos os leitos com balão de oxigênio e atendem a gravidade moderada da doença.

- Unidade de Pronto atendimento (UPA) - são 4 leitos nas salas vermelhas com ventiladores.
Hospital Alarico Pacheco - são 11 leitos clínicos e mais 12 leitos de UTI com ventiladores.

- Além de 6 Unidades básicas de saúde que foram referenciadas ao atendimento da COVID - 19.

-  Medidas de Enfrentamento

  As cidades de Timon e Teresina permanecem unidas fazendo as barreiras sanitárias nas pontes que ligam as duas cidades e em outros pontos de acesso. Além da alteração do atendimento ao público em órgãos e estabelecimentos públicos e privados para garantir a não proliferação do vírus. 

- Medidas preventivas e protetivas

  Trabalho rotineiro de sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas como praças, calçadas e avenidas. A fiscalização realizada pela guarda municipal para manter em funcionamento apenas o comércio essencial. E a obrigatoriedade do uso de máscara facial sempre que sair de casa. 

 - Assistência 24h
  
Para orientação de pacientes em isolamento domiciliar a população pode contar com o Disk Saúde através do número (99) 98835-2919. É importante frisar que apesar do empenho realizado pelo município, o resultado positivo do combate ao novo coronavírus depende muito da postura adotada pelos timonenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário