Reabertura das atividades econômicas em Timon depende de decisão em reunião nesta sexta-feira (05)

0


O prefeito Luciano Leitoa determinou que o Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 se reúna nesta sexta-feira (05) para tratar do planejamento da reabertura gradativa das atividades econômicas em Timon. A reunião irá definir o protocolo com medidas de segurança que devem ser adotados pelos comerciantes e lojistas.

Desde o mês de março, o comércio e outros setores da economia de Timon tiveram suas atividades restritas por causa da pandemia do Coronavírus. O contexto atual da pandemia tem demandado da administração pública esforços para o controle da disseminação do vírus, visando à proteção da vida e saúde das pessoas. As medidas de isolamento social e de proibição temporária de atividades que possibilitam aglomeração de pessoas foram adotadas porque possuem a finalidade de retardar o crescimento da curva de disseminação do vírus, conferindo ao sistema de saúde tempo para prestar os cuidados a quem dele necessita e evitar que o sistema entre em colapso.

De acordo com informações do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o município possui hoje 496 casos confirmados, 702 suspeitos, 2023 casos notificados,64 recuperados e 21 óbitos. O município está com mais de 60% dos leitos de enfermaria e UTI ocupados.

A flexibilização do comércio dar-se-á a partir de indicadores apontados também em decisão judicial expedida pelo Juiz de Direito Titular da Vara da Fazenda Pública, Dr. WELITON SOUSA CARVALHO, no dia 07 de maio deste ano e que diz: “Fica determinado que o requerido Município de Timon/MA se abstenha de expedir novas normas de flexibilização do isolamento, sem que apresente estudos técnicos e científicos, sobre dados de enfrentamento à COVID-19 em sua rede de saúde”.

“Quesitos como a queda da transmissibilidade, ocupação dos leitos e o indicador de mortalidade serão alguns dos pontos que vamos considerar na tomada de decisão de reabertura do comércio, e todas as medidas serão amplamente divulgadas para a população. A previsão é que isso aconteça até o dia 10, de forma gradual, desde que todas as recomendações sejam seguidas. Por isso, os próximos dias poderão ser decisivos. Para que haja uma redução nos índices, é preciso um compromisso coletivo, a adesão da população é extremamente importante. Estamos adotando todas as medidas necessárias para enfrentar a pandemia em Timon. Unindo esforços com responsabilidade e segurança”, ressaltou Luciano Leitoa, prefeito de Timon.

Devem participar da reunião representantes das secretarias de Governo, Saúde, Planejamento, Orçamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Finanças, Desenvolvimento Social e Parcerias de Investimentos.

Fonte: CGCom 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!