quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Em Timon, no Maranhão, MAB entrega kits de irrigação em parceria com Secretaria de Agricultura Familiar

Por Sabino Rocha

O Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB, realizou nesta segunda-feira (15), atos de entrega de kits de irrigação no município de Timon (MA). Com a entrega destes equipamentos, famílias de agricultores e agricultoras terão condições de melhorar a produção e a comercialização de alimentos, como quiabo, arroz, feijão, maxixe, melão e milho, etc.

Os kits de irrigação são conquistas das lutas dos atingidos e atingidas, organizados no MAB, no estado do Maranhão, e fazem parte de uma parceria do Movimento dos Atingidos por Barragens e da Secretaria de Agricultura Familiar –SAF. Essa conquista vem com o objetivo de melhorar as condições de vida dos agricultores, garantindo formas mais viáveis de produção, de alimentação e geração de renda com a comercialização dos produtos dos agricultores e agricultoras da zona rural do município.

Além da área que será irrigada o ano todo, através dos kits de irrigação, a nossa ideia é que as famílias também possam preparar uma área de serqueiro na comunidade, para plantação da mandioca, pois essa é uma região que possui grande potencial para comercialização da mandioca, afirma Aécio Borges, gestor regional da AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão).

Os kits estão sendo entregues em comunidades rurais que possuam os seguintes critérios: comunidades que tenham experiência com trabalho comunitário, disponibilidade de água para produção, área coletiva para cultivo, histórico de lutas e capacidade organizativa das famílias. Os atos de entrega estão sendo realizados pelo MAB, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon (STTR) e a AGERP.

A primeira etapa de entrega foram beneficiadas mulheres agricultoras residentes nas comunidades de Piranhas e Matapasto, comunidades ribeirinhas que ficam a 35 km da área urbana de Timon.

Na avaliação do Movimento, os kits de irrigação devem ser um instrumento para desenvolver o potencial produtivo das comunidades da região e, ao mesmo tempo, incentivar o potencial organizativo das famílias. Nós entendemos que só com a luta organizada e coletiva é que podemos alcançar conquistas como essa. Nesse sentido, o MAB fará acompanhamento permanente às famílias agricultoras beneficiárias dos kits de irrigação, e realizará momentos de capacitação com o apoio técnico da AGERP no munícipio, afirma Mariana Vieira, integrante do MAB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário