Após atuação do MPPI, Sesapi adquire veículo para o Serviço de Verificação de Óbitos Estadual

0

Antes da atuação do Ministério Público, o serviço não existia; os familiares da pessoa falecida pagavam pelo translado do corpo

Foto: Reprodução

Após recomendação do Ministério Público do Piauí, a Sesapi (Secretaria de Estado de Saúde do Piauí) a partir dessa segunda-feira, 26 de abril, passa a disponibilizar ao Serviço de Verificação de Óbitos do Estado um veículo para a remoção de cadáveres em situações de falecimento no domicílio. O autor da recomendação foi o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes. O documento foi expedido no último dia 11 deste mês.

O serviço iniciou hoje e será realizado todos os dias da semana no horário das 7h e às 19h. Antes da atuação do Ministério Público, o serviço não existia; os familiares da pessoa falecida pagavam pelo translado do corpo.

A recomendação foi expedida pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, no âmbito de um procedimento administrativo com a finalidade de acompanhar a instituição de incentivo federal de custeio aos estados e aos municípios para o fortalecimento dos Serviços de Verificação de Óbito (SVO), no contexto da emergência em saúde pública decorrente da COVID-19. O fomento financeiro federal de custeio, em caráter excepcional temporário, foi instituído pelo Ministério da Saúde pela portaria nº 2.625, de 28 de setembro de 2020. Segundo critérios desse ato normativo, o Piauí foi contemplado com o valor de R$ 2.250.000,00.

A 12ª Promotoria de Justiça deve continuar acompanhando a implementação de melhorias no SVO até o cumprimento integral da recomendação. (Ministério Público do Estado do Piauí – MPPI)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!